InícioPolíciaTrio é preso por usar dispositivo "Chapolin" em furtos de veículos em...

Trio é preso por usar dispositivo “Chapolin” em furtos de veículos em Manaus

Na última semana, em Manaus, um grupo conhecido por utilizar um aparelho chamado “Chapolin” foi finalmente preso pela Polícia Civil do Amazonas, por meio do 19º DIP. O dispositivo eletrônico, semelhante a um controle de portão, bloqueia o travamento remoto dos veículos, permitindo que os criminosos abrissem portas sem acionar o alarme do carro. Identificados como André Luiz Silva de Lima (“Gordinho”, 27 anos), Emanoel Santos Moraes (“Pato”, 25) e Franciomar Gomes de Souza Júnior (“Juninho”, 25), o trio atuava principalmente em estacionamentos de shoppings e supermercados no Parque 10 de Novembro e Flores, na zona centro-sul de Manaus.

A operação policial, realizada nos dias 27 e 28 de março, contou com mandados judiciais de prisão preventiva e busca e apreensão nos domicílios dos suspeitos. Em coletiva, o delegado Ivo Martins explicou que os alvos se voltavam especificamente para veículos Toyota Hilux e SW4 fabricados até 2022, pois modelos mais recentes disparavam o alarme mesmo com a interferência do “Chapolin”. Com o trio detido, a polícia também conseguiu recuperar pertences de vítimas durante a prisão de Juninho, e reforçou que investigações continuam para identificar eventuais outros envolvidos.

A apreensão é um desdobramento de uma investigação iniciada ainda em fevereiro, quando o 12º DIP divulgou imagens dos suspeitos após uma série de furtos com o dispositivo no bairro Parque 10 de Novembro. A polícia pede que mais vítimas compareçam ao 19º DIP, no Santo Agostinho, para resgatar bens recuperados, além de reforçar a denúncia anônima pelo 181 ou pelo número (92) 98513‑3618. Os três agora respondem por furto qualificado com uso de dispositivo eletrônico, aguardando decisão da Justiça.

Notícias relacionadas

Últimas