Aderindo ao movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, a Prefeitura de Manaus realiza, nesta terça-feira, 5/11, a abertura da campanha “Novembro Azul”, com a videoconferência “Cuidado integral à saúde dos homens: saúde sexual e saúde reprodutiva”, defendendo uma perspectiva mais abrangente sobre saúde para a população masculina, para além do Câncer de Próstata.
A videoconferência poderá ser acessada às 14h30, por meio do link https://meet.google.com/ogo-ckij-ezi. A enfermeira Caroline Picerni, que é técnica da Coordenação Nacional de Atenção à Saúde do Homem (Cosah), do Ministério da Saúde, irá mostrar dados e salientar o papel estratégico das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças para encurtar a distância entre os homens e a rede de Atenção Primária.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), obtidos do Sistema de Informações da Atenção Básica (Sisab), mostram que em 2023, dos quase 2,8 milhões de atendimentos individuais na atenção primária em Manaus, 865.585 foram de usuários do sexo masculino, ou seja, eles representam apenas 30% dos usuários que buscaram a rede primária de atenção à saúde, que atua sobretudo na prevenção de doenças e agravos à saúde.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, avalia que a concepção equivocada de representação masculina, fato que ainda persiste no atual contexto, gera uma série de prejuízos na qualidade de vida dos homens. O subsecretário acrescenta que, à medida que não buscam uma Unidade Básica de Saúde (UBS), os homens perdem a oportunidade de conhecer e praticar ações de autocuidado, que, quanto mais cedo iniciarem, mais qualidade na saúde física, mental e emocional, irão gerar para a população masculina.
“Muitos homens têm sua vida comprometida por não levarem a sério esse aspecto da saúde. Sinais e sintomas são ignorados e isso ocorre devido aos aspectos socioculturais ligados à masculinidade, que são muito prejudiciais aos usuários, que ficam vulneráveis a doenças que podem ser evitadas”, resume Djalma Coelho.
No Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis são as mais prevalentes entre a população masculina, com destaque para as doenças cardiovasculares. Em Manaus, nos últimos dois anos, as principais causas de mortalidade entre os homens foram as doenças do sistema circulatório e respiratório, representando 27% das condições de saúde, seguidas por causas externas (22%) e neoplasias (14%).
A chefe do Núcleo de Saúde do Homem, Andrea Gomes, chama a atenção para os estereótipos de gênero que reforçam concepções equivocadas como a de que a doença é considerada como sinal de fragilidade.
“Temos pesquisas comparativas que comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem de forma mais precoce que as mulheres. A convicção de que o cuidado preventivo é ‘coisa de mulher’, reforça essa dificuldade que eles têm de reconhecer suas necessidades. Já percebemos avanços, mas precisamos continuar nesse esforço para quebrar esses paradigmas”, acentua.
Atenção Integral
Desde 2010, com a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem na capital, a Semsa tem fortalecido as ações de saúde voltadas para o público masculino. E este ano, a estratégia do “Novembro Azul” vai se embasar na intensificação dos atendimentos que são ofertados durante o ano inteiro, com uma programação descentralizada em seus Distritos de Saúde (Disas).
A programação envolve oferta de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, testes rápidos para sífilis, Hepatite e HIV, atualização do cartão de imunização; serviços de auriculoterapia, orientação quanto à alimentação saudável, abordagens sobre os riscos da hipertensão e do diabetes, importância da atividade física e do autocuidado.
Paralelamente aos atendimentos, será realizado um amplo trabalho de sensibilização por meio de rodas de conversas, palestras, abordagens enfocando os fatores de risco para o câncer de próstata, doenças cardiovasculares, os riscos que o tabagismo e o alcoolismo representam à saúde e as consequências de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, orientação quanto à alimentação saudável e a importância da atividade física.
Dia D nas unidades da Semsa
Disa Norte
06/11- USF Prefeito Amazonino Mendes- Av. da Esperança, 550 – Conjunto Viver Melhor 3 – Lago Azul
Disa Leste
06/11 – USF Ivone Lima – Rua Luis Corrente, s/n – Coroado
Disa Rural
12/11- USFR Nossa Sra. de Fátima – Comunidade Nossa Sra. de Fátima – Rio Negro
Disa Sul
23/11 – USF Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n -Chapada
Disa Oeste
28/11- USF Lindalva Damasceno – Avenida do Turismo, Km 03, s/n – Tarumã
— — —
Texto – Tânia Brandão/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa