A prefeitura de Manaus deu início ao cadastramento de mulheres gestantes e em fase de puerpério, com idade acima de 18 anos, nesta quinta-feira (6). Além de trabalhadores da Educação e de pessoas com deficiência permanente, grávidas e mulheres que deram à luz recentemente também podem fazer o cadastro no Sistema Imuniza,
A vacinação contra a Covid-19 para este grupo deve começar na próxima semana, priorizando mulheres com doenças pré-existentes, o que eleva os riscos à saúde durante e após a gravidez. A data de início deve ser definida pela prefeitura até esta sexta-feira (7).
As mulheres que se enquadram nas condições de prioridade serão orientadas quanto aos locais, horários e documentos necessários para garantir o atendimento.
Para realizar o cadastro é preciso acessar o Sistema Imuniza Manaus,
e escolher a opção “Cadastro de Cidadão”. Depois de preencher os dados pessoais (nome, data de nascimento, CPF e telefone de contato), a mulher deve informar no item “Categoria”, se é gestante ou puérpera e, na opção “Grupo”, se tem ou não comorbidade.
De acordo com a prefeitura, dados epidemiológicos mostram que a gestação e o puerpério são fatores de risco quando associados à Covid-19, levando tanto à hospitalização e ao óbito, como ao parto prematuro e ao abortamento.
A população estimada de gestantes em Manaus é de 28,4 mil mulheres e de puérperas, 4,7 mil. Dessas, 15%, o que representa um público de 4,3 mil pessoas, estão incluídas na classificação “alto risco”, com prioridade na imunização, independentemente da idade.
A vacina utilizada para a fase inicial de vacinação das gestantes e puérperas será a Pfezer/Biontech, como já anunciado pela secretária de Saúde, Shádia Fraxe. Mais de 5 mil doses do imunizante foram destinadas a Manaus e já estão armazenadas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em ambiente climatizado nas condições de baixíssima temperatura determinadas pelo fabricante.
Fonte: G1