InícioBrasil337 trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão

337 trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão

BRASIL – Desde o começo de julho, 337 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão durante operação que está sendo realizada em conjunto por seis órgãos públicos.

Goiás e Minas Gerais são os estados onde foram encontradas e resgatadas mais pessoas que estavam sendo submetidas a condições parecidas com a de um escravo.

As atividades econômicas com maior quantidade de resgates no meio rural foram: serviços de colheita em geral, cultivo de café e criação de bovinos para corte. No meio urbano, chamaram a atenção os resgates ocorridos em uma clínica de reabilitação de dependentes químicos e casos de trabalho doméstico.

Entre as pessoas retiradas de condições análogas à escravidão estavam cinco crianças e adolescentes e quatro migrantes do Paraguai e da Venezuela. Pelo menos 149 dos resgatados foram também vítimas de tráfico de pessoas.

Cada uma das pessoas resgatadas recebeu três parcelas do seguro-desemprego especial para trabalhador resgatado, no valor de um salário-mínimo cada.

Já os empregadores flagrados pela operação foram notificados e deverão interromper as atividades e formalizar o vínculo empregatício dos trabalhadores, além de pagar as verbas salariais e rescisórias devidas aos trabalhadores, que somam mais de R$ 3,8 milhões. Os empregadores podem ser responsabilizados por danos morais individuais e coletivos, multas administrativas e ações criminais.

**Com informações da assessoria

Notícias relacionadas

Últimas