InícioAmazonasStartup inova ao produzir calabresa, bacon, mortadela, presunto e salame recheados com...

Startup inova ao produzir calabresa, bacon, mortadela, presunto e salame recheados com peixe

Inovações gastronômicas estão presentes no Bioeconomy Amazon Summit, no Vasco Vasques

Nesta quarta e quinta-feira (30 e 31 de julho) de 8h às 18h, a Amazônia Charcutaria Artesanal oferece degustação especial para os visitantes da segunda edição do Bioeconomy Amazon Summit (BAS), que acontece no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na Av. Constantino Nery, 5001 – Flores.

A Amazônia Charcutaria Artesanal é uma startup inovadora que está revolucionando a forma de consumir pescados na região Norte do Brasil. Fundada em Manaus, a empresa nasceu com o propósito de agregar valor à rica biodiversidade amazônica, transformando peixes nativos em produtos de charcutaria premium, como calabresa, bacon, mortadela, presunto e salame.

Tambaqui, pirarucu e outros peixes regionais são utilizados pela startup para produzir alimentos com qualidade artesanal, respeitando práticas sustentáveis, a cadeia produtiva local e o paladar do consumidor contemporâneo. O resultado é um portfólio de produtos únicos, que dialogam com a gastronomia regional e oferecem novas possibilidades de consumo saudável e consciente.

Destaque

A Amazônia Charcutaria Artesanal é um dos cases de destaque do programa Sinapse Bio, iniciativa voltada ao fomento de negócios baseados na bioeconomia amazônica. Com apoio técnico e estratégico, a startup ganhou estrutura para desenvolver seus produtos, aprimorar seus processos e levar inovação à mesa dos brasileiros — tudo com base no que a floresta oferece de melhor.

“Nosso compromisso é com uma Amazônia viva, produtiva e valorizada. Ao transformar pescados locais em alimentos artesanais de alto padrão, promovemos a geração de renda, incentivamos o uso sustentável dos recursos naturais e mostramos ao Brasil o potencial da nossa culinária”, destaca Bruno Raphael Leitão, fundador da Amazônia Charcutaria Artesanal.

Evento

A segunda edição do Bioeconomy Amazon Summit deve reunir 150 startups da Amazônia Legal no Centro de Convenções Vasco Vasques. É uma preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que acontecerá em novembro em Belém.

O BAS tem expectativa de receber mais de 1.000 participantes: empreendedores, investidores e especialistas. O evento contará com arenas temáticas, rodas de saberes ancestrais, rodadas de negócios e debates.

Notícias relacionadas

Últimas