InícioCulturaProfessora da Prefeitura de Manaus lança livro sobre Transtorno do Espectro Autista

Professora da Prefeitura de Manaus lança livro sobre Transtorno do Espectro Autista

A professora da rede municipal de ensino , Waslany Bittencourt, transformou a tese de doutorado sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) em livro com o título “TEA, Inclusão e Mediação Pedagógica”. Na obra, a educadora, que atua desde 2007 no Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), detalha como ocorre a atuação do professor do ensino regular no processo de inclusão escolar dos alunos com o transtorno, especificando o papel da mediação pedagógica na aprendizagem e efetivação da inclusão dos estudantes autistas.

O estudo surgiu a partir do trabalho que a professora realiza no CMEE, por meio dos programas de Estimulação Essencial (PEE), Estimulação da Aprendizagem (PEA) e Programa de Atividades Adaptadas e Reeducação Comportamental (PAARC). As ações são desenvolvidas na unidade com uma equipe multiprofissional de educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

”Para a tese de doutorado, levei em consideração alguns questionamentos relacionados à inclusão escolar de alunos com deficiência nas escolas de Manaus e usei como exemplo quatro estudantes que em 2017 tinham 3 anos de idade e faziam parte do PAARC. Em 2018, eles começaram a frequentar o ensino regular e esse ponto me estimulou a entender como ocorre a inclusão em sala de aula”, explicou a pesquisadora.

 

Notícias relacionadas

Últimas