InícioManausPrefeito David Almeida entrega Cras Mutirão revitalizado e consolida a assistência social...

Prefeito David Almeida entrega Cras Mutirão revitalizado e consolida a assistência social como eixo estratégico da gestão na zona Norte

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta terça-feira, 10/2, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mutirão, localizado no bairro Amazonino Mendes, zona Norte da capital, totalmente revitalizado. A unidade passa a atender mais de 22 mil famílias referenciadas, fortalecendo a rede de proteção social básica e consolidando a assistência social como um dos eixos estruturantes da atual gestão municipal.

O Cras Mutirão passou por uma revitalização completa, com intervenções nas áreas elétrica, hidráulica, sanitária e de lógica, além de pintura geral, adequações estruturais, melhorias de acessibilidade e ampliação da área construída, que ultrapassa 300 metros quadrados. As melhorias garantem mais conforto, segurança e dignidade no atendimento à população, além de melhores condições de trabalho para os servidores.

Durante a entrega, David Almeida destacou que o fortalecimento da assistência social é uma decisão política clara da gestão, voltada à presença efetiva do poder público nos territórios onde a população mais precisa.

“A assistência social não é política acessória, é eixo da nossa gestão. É aqui, no Cras, que o poder público estende a mão, organiza o acesso aos direitos e inicia a transformação da vida das famílias. Manaus tem, hoje, 22 estruturas, entre Cras e Creas, e, aqui no Mutirão, entregamos a última unidade totalmente reformada, ampliada e pronta para servir à população”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

O prefeito também ressaltou os resultados concretos desse trabalho. Somente em 2025, mais de R$ 2 bilhões circularam na economia local por meio de auxílios acessados a partir do Cadastro Único, reflexo direto da ampliação da rede, da qualificação dos serviços e da atuação territorial dos Cras e Creas.

‘Manaus Com Você’

Na sequência, o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Saullo Vianna, enfatizou que a entrega do Cras Mutirão integra o programa “Manaus Com Você”, que reorganizou e modernizou a política de assistência social do município.

“Esta unidade foi reformada, ampliada e preparada para atender aproximadamente 22 mil famílias. É uma política pública que sai do discurso e chega onde a população mais precisa”, destacou o secretário.

Saullo Vianna citou ainda ações estruturantes implementadas pela gestão, como o funcionamento do novo Centro POP e do abrigo no centro da cidade; o programa Prato do Povo, com 12 unidades em operação; o programa “Mãe Manauara” e a implantação do “Prosperar Manaus”’, voltado à qualificação profissional de pessoas inscritas no Cadastro Único, ampliando oportunidades e promovendo autonomia.

O vereador Raulzinho, representante da área, destacou a decisão da atual administração em concluir a obra, que enfrentou entraves em anos anteriores, e entregar um equipamento novo à comunidade.

“Hoje, não é uma reinauguração, é uma inauguração. Esse Cras foi construído do zero e entregue, porque houve decisão política, compromisso com o dinheiro público e respeito aos moradores do Mutirão”, afirmou.

Além da revitalização da estrutura de assistência social, a Prefeitura de Manaus atendeu a uma demanda histórica da comunidade com a implantação de um poço artesiano, garantindo abastecimento de água para a unidade e reforçando a estrutura de atendimento no território.

Aprovação

Para quem utiliza os serviços diariamente, a mudança é sentida na prática. A dona de casa Maria das Dores, 43 anos, usuária do Cras Mutirão, relatou a importância do novo espaço.

“Antes, era tudo muito difícil. Hoje, a gente chega aqui e se depara com esta bela estrutura. Tenho certeza de que seremos bem atendidos, até porque o Cras ajuda quem mais precisa e faz a gente se sentir cuidado”, afirmou.

O Cras Mutirão atende moradores dos bairros Amazonino Mendes 1 e 2, Novo Aleixo 1, 2 e 3, Cidade Nova 2, Núcleos do 2 ao 24, conjuntos Amadeu Botelho e Boas Novas, Parque das Graças, Águas Claras, além das comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Fátima.

Com a entrega da unidade, a gestão David Almeida consolida a revitalização de 20 Cras em diferentes zonas da cidade e reafirma a assistência social como porta de entrada das políticas públicas, garantindo dignidade, acesso a direitos e presença efetiva do Estado nos territórios mais vulneráveis da capital.

 

Fonte: Semcom

Foto: Dhyeizo Lemos

Notícias relacionadas

Últimas