Prefeito David Almeida e Vice-Prefeito Renato Junior são diplomados pelo TRE-AM
O prefeito reeleito de Manaus, David Almeida, e seu vice-prefeito, Renato Junior, foram diplomados, nesta terça-feira, 17/12, em cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O evento também oficializou a diplomação dos 41 vereadores eleitos para a nova legislatura, marcando o início de um novo ciclo de desenvolvimento para a capital amazonense.
Reeleito com ampla aprovação popular, o chefe do Executivo municipal, David Almeida, assume o desafio de liderar Manaus nos próximos quatro anos com um planejamento estratégico focado em dar continuidade à transformação da qualidade de vida da população e à reestruturação do governo para o enfrentamento dos desafios advindos do aquecimento global.
“Manaus venceu! Hoje, celebramos não apenas uma conquista eleitoral, mas o compromisso de continuar trabalhando, para transformar a cidade num lugar melhor para se viver. Vamos investir ainda mais na infraestrutura da cidade, especialmente nas comunidades que há anos não recebiam asfalto e serviços de saneamento básico. Podem ter certeza: vou continuar defendendo a Zona Franca de Manaus e continuar lutando pelas famílias mais humildes”, afirmou.
“Quanto ao enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, vamos priorizar o Programa de Parcerias de Investimentos de Manaus (PPI/Manaus) e intensificar os projetos em plena evolução, tais como o “Trata Bem Manaus”, o Bondinho, no Centro, o “Anjos da Floresta” e o “Manaus Mais Verde”, que são exemplos de projetos que serão apresentados na COP-30”, destacou o prefeito reeleito, David Almeida.
Na ocasião, o vice-prefeito eleito e agora diplomado, Renato Junior, destacou sua participação efetiva na gestão, com o intuito de contribuir para a construção de políticas públicas que beneficiem a população, especialmente em áreas prioritárias como Infraestrutura, Educação e Saúde. “Cultura, Lazer, Esporte e Mobilidade Urbana também são pautas cruciais e imprescindíveis para o avanço da nossa cidade. O cuidado que o prefeito David tem demonstrado nesse primeiro mandato certamente se estenderá nos próximos anos”, apontou.
“Recebo essa diplomação com o compromisso renovado de trabalhar incansavelmente ao lado do prefeito David para construir uma Manaus cada vez mais justa, acolhedora e próspera. Nosso foco será na gestão eficiente e responsável, sempre priorizando cuidar das pessoas, especialmente das que mais precisam. Vamos unir esforços para entregar resultados concretos e um futuro melhor para todos os manauaras”, complementou Renato Junior.
Em seu discurso, o vice-governador do Estado do Amazonas, Tadeu de Souza, também do partido Avante, parabenizou a atuação legítima e transparente do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, e do presidente do pleito eleitoral, juiz Rafael Rodrigo da Silva Raposo. Ele enfatizou uma das maiores qualidades do prefeito David Almeida, como um importante diferencial na tomada de decisão e condução da gestão.
“A gente celebra hoje aqui, o triunfo da democracia. O desfecho de um processo eleitoral que foi legítimo e transparente. E, acima de tudo, de fortalecimento do processo de escolha dos nossos representantes, fortalecimento da cidade. Em primeiro lugar quero parabenizar o prefeito reeleito, David Almeida, e o vice-prefeito eleito, Renato Junior. É motivo de muito orgulho ver o Renato, ver o David, que tanto lutaram pela cidade, têm um compromisso e, apesar dos muitos desafios, e das complexidades para gerir uma cidade como Manaus, que muitas vezes você tem as lideranças incompreendidas, inclusive”, disse Tadeu.
“Fico feliz que David e Renato tenham sido reconhecidos. Eles são muito capazes de dar continuidade ao processo de fortalecimento e qualificação da cidade. David, de todas as características que admiro em você, a principal é a coragem. Guimarães Rosas, no livro ‘Grande Sertão: Veredas’, fala sobre a coragem. Ele fala ‘o que a vida quer da gente é coragem’, e se tem uma coisa que você tem em abundância é coragem. Parabéns”, finalizou o vice-governador do Estado do Amazonas, Tadeu de Souza.
Já o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, foi objetivo e emblemático em sua fala ao dizer que embora o processo eleitoral esteja parcialmente concluído a corte seguirá vigilante. “Aos diplomados, hoje nós estamos transferindo, em nome do povo da nossa cidade, o povo de Manaus, a responsabilidade para que o prefeito reeleito, David Almeida, vice-prefeito Renato Junior, e todos os vereadores e vereadoras, cuidem de nós. Por favor, cuidem bem de nós, cuidem bem da nossa cidade. Nós todos somos do povo, e nós todos somos eleitores, e o que nós queremos é que os senhores honrem e trabalhem por nós. É isso que nós queremos. O nosso trabalho, como eu disse, não está concluído. Estamos sempre vigilantes na casa das Leis, na casa da Justiça. Mas os senhores têm uma responsabilidade muito grande em promover o desenvolvimento e a melhoria da nossa cidade. Então, senhor prefeito, senhor vice-prefeito e senhores vereadores: mãos à obra!”, enfatizou.
O atual líder do governo no parlamento municipal, vereador Eduardo Alfaia (Avante), reforçou a importância da harmonia no diálogo entre os vereadores e o chefe do Executivo municipal, atendendo aos anseios da população. “Certamente, essa relação é uma relação que vive numa eterna construção e a gente fica muito feliz que o Prefeito é alguém que, por ser oriundo do parlamento, busca sempre esse diálogo, o entendimento, a construção, a viabilidade, e isso certamente ajuda muito no trabalho em prol da sociedade”, concluiu.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, representantes da sociedade civil e lideranças políticas locais, consolidando o momento como uma reafirmação da confiança depositada pelos manauaras na continuidade de uma gestão que já apresenta resultados concretos.
Eixos estratégicos
Entre as ações projetadas para o próximo quadriênio, a gestão David Almeida reforça a meta de consolidar Manaus como referência em saúde pública no Norte do Brasil, com a ampliação de unidades básicas de saúde, modernização de hospitais e maior oferta de atendimentos especializados. Na educação, os investimentos serão voltados para a construção de novas escolas, qualificação de professores e ampliação de vagas em creches, garantindo que mais crianças tenham acesso ao ensino de qualidade.
Em infraestrutura e mobilidade urbana, o foco será em obras que melhorem a qualidade de vida e a fluidez no trânsito da capital. Projetos como a revitalização do sistema viário, expansão da malha cicloviária, modernização do transporte coletivo, revitalização de espaços públicos e melhorias no sistema de drenagem estão entre as prioridades.
O desenvolvimento social, outro eixo estratégico, será tratado de forma integrada, com programas de assistência social, geração de emprego e renda, e ações para combater a desigualdade, promovendo mais dignidade e oportunidades para as famílias em situação de vulnerabilidade.
A segurança pública também terá atenção prioritária, com a expansão de programas de vigilância e reforço no monitoramento comunitário em parceria com as forças estaduais. No campo da habitação, está prevista a entrega de milhares de unidades habitacionais e a regularização fundiária em áreas carentes.
Perfil David Almeida
O atual prefeito de Manaus e vitorioso na disputa pela reeleição, David Almeida, tem 55 anos. É casado com a primeira-dama de Manaus, Izabelle Fontenelle, pai da Fernanda Aryel, avô da Helena Rosa e formado em Direito. Nascido na capital amazonense, ingressou na carreira política como candidato a vereador em 2004.
Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para o biênio 2017/2018. Em 2017, assumiu o governo interino do Amazonas, após a cassação de José Melo de Oliveira e seu do vice, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições de 2018, Almeida foi candidato ao governo do Amazonas, mas não se elegeu.
Em 2020, disputou a Prefeitura de Manaus e conquistou a vaga no segundo turno. No pleito de 2024, David Almeida foi reeleito em chapa “puro-sangue”, ao lado do vice-prefeito Renato Junior, também do Avante, com 54,59% dos votos, totalizando 576.171 votos.
Para o próximo mandato, David Almeida considera importante destacar a reestruturação do governo para o enfrentamento dos desafios advindos do aquecimento global. Para tal, serão priorizados o Programa de Parcerias de Investimentos de Manaus (PPI/Manaus) e intensificados os projetos em plena evolução, tais como o “Trata Bem Manaus”, o Bondinho no Centro, o “Anjos da Floresta” e o “Manaus Mais Verde”. São exemplos de projetos que serão apresentados na COP-30.
Perfil Renato Junior
Renato Junior é manauara e tem 37 anos. É casado, pai de uma filha, cristão, empresário e formado em Gestão Pública. Ainda garoto, trabalhou na tradicional Feira Manaus Moderna ao lado dos pais, o casal de feirantes seu Renato e dona Menta. Aos 22 anos, ingressou no mundo do empreendedorismo e passou a trabalhar por conta própria na área de construção civil.
Em 2021, graças a sua experiência com feiras e com a cadeia produtiva, foi convidado pelo prefeito David Almeida para administrar a Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal). Iniciou uma trajetória de sucesso no serviço público, focada em cuidar das pessoas.
Durante a pandemia, providenciou a sanitização das feiras e, durante a cheia do rio Negro, sob determinação do prefeito David Almeida, viabilizou, em sete dias, a criação da primeira feira flutuante do Brasil sobre as águas do Negro – ideia que garantiu a continuidade do trabalho dos feirantes da Manaus Moderna e teve repercussão nacional e internacional pelo ineditismo e criatividade.
Nos 15 meses em que esteve à frente da pasta, Renato criou também o projeto “Manaus + Agro”, que asfaltou ramais e garantiu um apoio aos produtores rurais. Também foi o responsável pela tomada do projeto de reforma e reestruturação das feiras e mercados de Manaus.
Em abril de 2022, Renato Junior se tornou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e, até a sua desincompatibilização, em junho de 2024, foi, sob orientação do prefeito, o responsável pelo programa “Asfalta Manaus”, que já pavimentou mais de 3,5 mil ruas em todas as zonas da cidade.
Para garantir a transparência das obras, incorporou ao site da Seminf o “Asfaltômetro”, um contador on-line que atualiza mensalmente o número e a localização das ruas asfaltadas.
Renato Junior capitaneou a execução de outras grandes obras, como a recuperação de tubos para drenagem de águas pluviais na avenida Djalma Batista, em oito dias, e na avenida Atlântica, no Crespo, em sete dias. Atendeu a chamados de moradores de áreas de risco e garantiu a contenção de 32 áreas de encosta.
Além disso, ergueu o viaduto Prefeito José Fernandes, na avenida das Torres, seis meses antes do previsto e iniciou a construção dos viadutos Márcio Souza, no cruzamento da rua Rio Preto com as Torres, e do Rei Pelé, na Bola do Produtor.
Renato reformou complexos esportivos, ampliou ações de reconstrução de calçadas e canteiros centrais, expandiu os mutirões de limpeza e desobstrução de bueiros e lançou trabalhos preventivos à estiagem, como a dragagem e o desassoreamento de leitos e fozes.
No pleito municipal deste ano, Renato aceitou o convite do prefeito David Almeida para ser vice na chapa à reeleição. Nesta terça-feira, 17/12, o vice-prefeito eleito foi diplomado e firmando seu compromisso de seguir ajudando quem mais precisa.
— — —
Texto – Emanuelle Baires / Semcom
Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom