InícioAmazonasIdam já atuou na emissão de 9,9 mil Cadastros Nacionais da Agricultura...

Idam já atuou na emissão de 9,9 mil Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar desde janeiro

Atualmente, há 53,4 mil CAFs ativos no Amazonas, dos quais 42% foram emitidos pelo órgão

Desde o mês de janeiro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) atuou na emissão de 9,9 mil Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). Emitido pelo Governo Federal, o documento é essencial para identificar o trabalhador engajado na agricultura familiar, seja na forma de Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), empreendimentos familiares rurais ou cooperativas e associações da agricultura familiar.

Atuante em todos os municípios do estado, por meio de 75 Unidades Locais (UnLoc) e Postos Avançados (PA), o Idam oferece, de forma gratuita, assistência técnica para a inscrição no cadastro. Existem, atualmente, 53.415 CAFs ativos no Amazonas, 42% dos quais foram emitidos pelo Idam.

“Como o órgão público de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Amazonas, cabe ao Idam assistir o pequeno produtor rural em todos aspectos do setor primário. A emissão e renovação de documentos rurais, como o CAF, são uma etapa indispensável do nosso atendimento, pois garantem ao agricultor familiar acesso a benefícios e direitos destinados exclusivamente a ele”, destacou a diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira.

Municípios

Destacaram-se, desde janeiro, os municípios de Guajará, com 783 cadastros realizados pelo Idam; Manacapuru, com 607; e Fonte Boa, com 376. Juntas, as UnLocs destes três municípios emitiram 17,8% de todos os 9.913 CAFs emitidos até agosto deste ano.

CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar CAF) é utilizado para identificar quem faz parte da agricultura familiar e para ajudar o governo a planejar e aplicar políticas públicas voltadas para esse público. A inscrição no CAF é o primeiro passo para ter acesso a vários programas e benefícios do governo voltados para a agricultura familiar.

O documento é destinado exclusivamente a agricultores familiares, pescadores artesanais, aquicultores, silvicultores, extrativistas, quilombolas, assentados da Reforma Agrária (PNRA), beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e cooperativas e associações da agricultura familiar.

Fonte: Idam

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Últimas