Parintins (AM)- Visando a promoção e proteção à saúde, a equipe técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), acompanha as ações da Vigilância em Saúde de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) em preparação à 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins, de 24 a 26 de junho.
Estão sendo acompanhadas as atuações integradas das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e laboratorial no município. Na tarde desta terça-feira (21/06), a equipe deu início à programação que antecede o festival, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parintins, participando da reunião juntamente com a coordenadoria de Vigilância em Saúde do município.
O objetivo foi discutir e alinhar as ações de Vigilância em Saúde que contemplam a notificação e monitoramento de doenças infectocontagiosas, fiscalização ambiental e sanitária, orientação nos descartes de resíduos e supervisão da qualidade da água para consumo humano.
Pela FVS-RCP, os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e os Núcleos de Vigilância estarão monitorando os principais pontos de entrada e saída dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), relacionados ao atendimento clínico e pediátrico para coleta de dados.
Além disso, a equipe de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), da FVS-RCP, estará ofertando testes de HIV, sífilis e hepatite. E os profissionais de saúde da gerência de Doenças e agravos Não Transmissíveis (GDTV-FVS-RCP), por meio do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), estarão monitorando e orientando sobre abusos sexuais infanto-juvenil para os participantes no decorrer do festival.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que o Festival Folclórico de Parintins é o maior evento de massa do Amazonas.
“Esse ano, o festival será realizado após dois anos de pandemia da Covid-19. Nossos técnicos são especialistas nas diversas áreas da vigilância. E passam a apoiar in loco a vigilância municipal para fortalecer a vigilância ativa e oportuna”, ressalta Tatyana.
Vigilância Epidemiológica
A coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins, Elaine Pires, disse que a integração do Estado com o município, na área de vigilância em saúde, é importante para fortalecer a prevenção de doenças durante o evento.
“Com a parceria municipal e estadual, vamos conseguir reduzir os danos e riscos, além de proteger a população de doenças infectocontagiosas, assim também como na segurança alimentar e na qualidade da água para consumo humano durante o festival”, ressaltou Elaine.
Em Parintins, o chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP (DVE/FVS-RCP), Alexsandro Melo, destacou o objetivo do trabalho dos técnicos de vigilância em saúde para minimizar possíveis danos em decorrência do festival folclórico.
“Sabemos que vamos ter um grande número de pessoas e que isso pode acarretar alguns riscos. A FVS já está, desde março, trabalhando em parceria com a secretaria municipal para orientar e fiscalizar as questões de protocolos, fluxos e intensificando a vigilância do município”, reforça Alexsandro.
Vigilância Sanitária
Na Vigilância Sanitária, os técnicos da FVS-RCP atuam dando suporte às fiscalizações de serviços de alimentação, como supermercados, lanchonetes, vendas ambulantes de alimentos, bares, restaurantes, além do serviço de hospedarias e de assistência médica.
“No Festival Folclórico de Parintins, a Fundação de Vigilância em Saúde atua no fortalecimento das ações de saúde e nós, técnicos do Estado, estaremos com os técnicos municipais, fiscalizando os serviços”, pontua o gerente de produtos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), da FVS-RCP, Jimmy Torquato.
Vigilância Laboratorial
No monitoramento da qualidade da água para o consumo humano, a gerente de riscos não biológicos (GRNB) da FVS-RCP, Ana Lucy Magalhães, destaca o seguimento do plano de ação para a 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins.
“A equipe estadual está em Parintins também para ajudar na prevenção de doenças de veiculação hídrica, fiscalizando a qualidade da água, para contribuir na promoção da saúde da população, assim iremos promover um festival com saúde”, frisou Ana Lucy.