Amazonas – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou nesta terça-feira (24), da 1ª Semana de Enfermagem de Atalaia do Norte, município localizado na tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru (distante a 1.138 quilômetros de Manaus).
O evento teve como tema “O protagonismo da enfermagem no contexto pandêmico” e contou com a presença da diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfermeira de carreira há mais de 22 anos no serviço público.
A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade e contou com a participação dos profissionais de saúde de Atalaia do Norte, acadêmicos dos cursos técnicos de enfermagem e convidados para discutir sobre as experiências do período de pandemia da Covid-19 nos diferentes cenários de atuação do enfermeiro.
Durante a apresentação, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, apresentou o atual cenário epidemiológico da Covid-19 no Amazonas. “Hoje, o estado do Amazonas encontra-se sem óbitos pela doença há mais de 25 dias e permanece na fase verde, com risco muito baixo para transmissão do vírus. A vacinação é a nossa principal ferramenta de vigilância para o controle da doença, por isso é importante completar o seu esquema vacinal e as doses de reforço”, enfatiza Tatyana.