Mundo – O número de candidatos na disputa para suceder o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi reduzido para seis nesta quarta-feira (13), após a primeira rodada de votações dos conservadores no poder, que colocou Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, em vantagem.
Sunak, que renunciou ao cargo na semana passada, provocando uma onda de demissões que encerrou o mandato de Johnson, lidera a disputa com 88 votos.
É seguido pela secretária de Estado para o Comércio Exterior, Penny Mordaunt, com 67 votos e a ministra de Relações Exteriores, Liz Truss, que obteve 50 sufrágios. Os resultados foram anunciados por Graham Brady, responsável pelo comitê que organiza a votação.
A ex-ministra britânica da Igualdade Kemi Badenoch recebeu 40 votos; o deputado Tom Tugendhat, 37, e a Procuradora-Geral do Estado, Suella Braverman, 32.
Tanto o ex-ministro da Saúde Jeremy Hunt, quanto o novo ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, foram eliminados da disputa por não conseguirem atingir os 30 votos necessários para avançar.
A próxima rorada de votação ocorrerá nesta quinta-feira (14). O objetivo para as próximas semanas é que restem apenas dois candidatos.
De acordo com o cronograma do Partido Conservador, o sucessor de Johnson será anunciado em 5 de setembro em meio à tentativa do partido de reconstruir o apoio popular afetado por uma série de escândalos. No entanto, Johnson sugeriu que o novo líder poderia ser eleito por “aclamação” antes da próxima semana, se os dois últimos candidatos chegarem a um acordo entre si.
Fonte: R7.com