InícioAmazonasEstudantes da rede estadual de ensino embarcam para competir em Olimpíada de...

Estudantes da rede estadual de ensino embarcam para competir em Olimpíada de Matemática no Japão

Comitiva com 19 alunos do CMPM 5 e CMPM 2 busca conquistas em Tóquio com apoio do Governo do Amazonas

Estudantes amazonenses da rede estadual de ensino embarcaram, nesta terça-feira (29/07), para Tóquio, no Japão, onde irão representar o estado na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), que acontece entre os dias 2 e 6 de agosto. Com o apoio do Governo do Amazonas, 11 alunos e três professores, da Escola Estadual (EE) Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPM 5), embarcaram nesta madrugada, enquanto oito alunos e três professores do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Marcantonio Vilaça 2 (CMPM 2) embarcarão amanhã (30/07).

Os alunos, que integram a delegação brasileira que representará o país na competição internacional, foram selecionados após bom desempenho no exame nacional de seleção da AIMO e no International Talent Mathematics Contest (ITMC), realizado em fevereiro deste ano, em Bangkok, na Tailândia. Na ocasião, sete alunos receberam medalhas e outros cinco foram agraciados com Menção Honrosa. Desta vez, para a competição no Japão, o apoio do Governo do Estado garantiu as passagens aéreas dos alunos e o custeio das passagens e diárias dos professores responsáveis, que acompanharão os estudantes durante a viagem.

Confiantes e esperançosos, os estudantes partem para o novo desafio com a bagagem cheia dos conhecimentos, adquiridos durante as oficinas de adiantamento de conteúdo e aulas de inglês voltadas para a resolução de problemas matemáticos na língua estrangeira. Para o professor coordenador da disciplina de Matemática no CETI Marcantonio Vilaça 2, Wellington Morais, a participação dos alunos nas olimpíadas internacionais tem resultado positivo, também, ao despertar o interesse dos demais alunos da escola nas disciplinas de exatas.

“Estamos indo mais uma vez para a Ásia e podemos, sim, competir com igualdade com os asiáticos, nosso treinamento tem sido intenso com o professor Thiago e os alunos para que nós possamos competir com os asiáticos, trazer medalhas, que é o nosso objetivo. E representar bem o Brasil, o Amazonas, e a Polícia Militar”, ressaltou o coordenador.

Há nove anos, o professor Wellington coordena o projeto “Turma Olímpica”, que, com a ajuda dos demais professores, seleciona alunos destaque nas ciências exatas para participarem de aulas voltadas à preparação de estudantes para competição em olimpíadas regionais, nacionais e internacionais. O professor de Matemática, Thiago Lacerda, que acompanha os alunos olímpicos, afirma que a experiência vivida na Tailândia trouxe uma nova perspectiva de preparação para os estudantes.

“Nós descobrimos que não necessariamente você precisa dominar o inglês, mas sim dominar o inglês técnico-matemático específico para essa prova. A gente acaba caindo em uma espécie de decifrar alguns códigos matemáticos que são utilizados no mundo todo, os alunos vão adiantando os conteúdos e a gente vai pegando umas técnicas que já são abordadas com as séries mais avançadas, o que torna os nossos alunos mais avançados, e isso faz eles se tornarem diferenciados”, destacou.

Para a estudante Heloísa Mendonça, 14, do 9º ano, o mundo das olimpíadas de matemática representa um mundo de oportunidades que não podem ser desperdiçadas. “Todos os anos eu venho fazendo novas olimpíadas, todos os anos a escola nos convida para novas olimpíadas, então essa trajetória, que começou no 6º ano, me permite desfrutar dessas oportunidades agora no 9º ano”, afirmou.

Em busca de medalhas

A presença dos estudantes na AIMO reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a valorização da educação pública e a formação de jovens talentos. A aluna da 1ª série do Ensino Médio, Beatrix Pizzinato, do CMPM 5, é um exemplo do esforço direcionado aos estudantes que competem nacionalmente buscando medalhas para o estado. Apaixonada pela Matemática, Beatrix se sente preparada para representar o Amazonas.

“Eu percebi que a Matemática virou algo além da sala de aula para mim quando eu fui premiada na OBMEP pela primeira vez, no 6º ano, e eles me convidaram para um programa de iniciação científica, e lá eu conheci várias pessoas de vários lugares, universitários que me ajudaram e me mostraram que a matemática não está só na escola, que eu posso levá-la para a minha vida”, disse.

Os estudantes participarão das provas no próximo dia 3 de agosto, e retornam para o Brasil nos dias 7 e 8 do mesmo mês.

AIMO

A Asia International Mathematical Olympiad é uma iniciativa conjunta de três das principais instituições internacionais dedicadas ao ensino da matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association. A competição é realizada anualmente, desde 2012, e reúne mais de 2 mil estudantes de 20 países, do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.

O objetivo da AIMO é estimular o interesse e o aprendizado da matemática, promovendo, ao mesmo tempo, amizade e cooperação entre adolescentes de diferentes países e regiões.

 

 

Fonte: Seduc

Foto: Euzivaldo Queiróz  

Notícias relacionadas

Últimas