“Estar aqui hoje é uma superação”, diz nova integrante da Polícia Militar do Amazonas
A formatura dos novos integrantes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) aconteceu, na quarta-feira (27/11), na Arena Amadeu Teixeira
Sensação de dever cumprido e expectativas para a nova rotina de trabalho marcaram a formatura dos mil novos policiais militares, que aconteceu na quarta-feira (27/11), na Arena Amadeu Teixeira, zona centro-oeste de Manaus. O ingresso dos novos PMs na corporação faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, do Governo do Estado, que prevê a ampliação de recursos humanos das Forças de Segurança no estado.
Ao concluírem o curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), os alunos passam a ser soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), integrando o quadro efetivo. Há 11 anos não era realizado processo seletivo para ingresso na Polícia Militar, os novos soldados foram aprovados no concurso público de 2022.
O sonho de ser policial militar acompanha a Ariel Vitória, de 20 anos, desde criança. Ela é uma das mais jovens a entrar na corporação e passou no concurso quando tinha apenas 17 anos. Para ela, a formatura simboliza a finalização de muitas lutas ao longo da vida.
“Hoje representa os seis anos de luta que tive para chegar até aqui. É uma superação mesmo. Eu vim de baixo, de um bairro pobre e estou realizando meu sonho. Agora vou poder dar um descanso para a minha mãe e para a minha avó”, falou a nova policial militar, Ariel Vitória.
Quem também não conteve a emoção foi a mãe da nova policial militar. Átila Venâncio, de 45 anos, trabalha como vigilante e sempre enfrentou muitas dificuldades para sustentar a filha. Após anos de dedicação, a mãe fala sobre a sensação de alívio e orgulho.
“É uma emoção muito grande, um sonho realizado e acho que toda mãe tem esse sonho de ver o filho se formando. Meu coração está para explodir de emoção”, disse a mãe da nova PM, Átila Venâncio.
Nascido e criado no município de Novo Airão, o Ivan Loiola sempre quis fazer parte da corporação da Polícia Militar do Amazonas. Foram anos de estudo até a chegada do concurso, que não era realizado há 11 anos no estado. Após a formatura e o ingresso oficialmente na tropa, Ivan espera dar melhores condições de vida à família.
“Hoje está se concretizando uma etapa muito importante das nossas vidas. Desde pequeno sonho em servir como policial militar e estou aqui para servir”, falou o policial militar, Ivan Loiola.
FOTOS: Mauro Neto/Secom