InícioAmazonasCiteenel encerra edição histórica com discussões sobre tecnologias de baixo carbono

Citeenel encerra edição histórica com discussões sobre tecnologias de baixo carbono

Cerca de 700 pessoas compareceram ao evento em Manaus (AM); ANEEL divulga sede da próxima edição

O Citeenel, um dos principais eventos de inovação do setor elétrico no Brasil, encerrou a edição 2025 com recorde de participantes, reunindo cerca de 700 pessoas no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus. Durante o encontro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou que Florianópolis, em Santa Catarina, será a cidade sede que irá receber a 13ª edição do evento, daqui a dois anos.

Com alto nível de debates técnicos e discussões sobre temas essenciais para o setor elétrico, o segundo dia do evento se consolidou como um dos principais espaços de inovação do setor elétrico do país reunindo especialistas, executivos e autoridades.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, a edição de 2025 foi histórica e marca uma nova etapa para o setor. “A programação do palco principal superou as expectativas do público, com a participação de especialistas do setor e de indústrias parceiras, que compartilharam boas práticas e trouxeram novas perspectivas. A Arena Inovação foi uma grata surpresa, com suas discussões relevantes”, pontuou. O executivo também ressaltou que a opinião dos participantes foi extremamente positiva, o que “gera um novo desafio para a próxima edição”.

Nesta quinta-feira, 18, especialistas debateram os desafios e oportunidades de levar produtos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&DI) do laboratório ao mercado. O painel “Caminhos lucrativos para produtos de P&DI”, moderado pelo Diretor Relator do Citeenel 2025, Fernando Mosna, discutiu como tornar os produtos pensados e desenvolvidos em projetos de pesquisa mais competitivos, com custos menores e maior sustentabilidade.

Outro tema em debate foi a gestão de portfólio de projetos, com exemplos de boas práticas relacionadas ao assunto. Segundo o Gerente de Portfólio e Inovação da Eneva, Lucas Garcia, atualmente, mais de 50% do portfólio da companhia é voltado para tecnologias de baixo carbono focadas na expansão da geração de energia renovável no Brasil. Para o Coordenador de Inovação e Engajamento no Mercado (STE/ANEEL) e moderador do painel, Marcio Alcântara, o mercado enfrenta um novo paradigma de inovação a partir da mudança no programa de P&DI da agência reguladora, que traz melhorias.

No encerramento da programação técnica, Luiz Mandarino, Diretor de Empreendedorismo e Startups do Energy Summit Global, trouxe para a mesa de debate os caminhos para inovação energética, com temas discutidos na COP 28, em especial a questão da transição energética justa, limpa e para todos. Segundo Mandarino, o setor energético passa pela mesma mudança que a Internet passou há alguns anos: “os drivers da mudança já estão postos, os 4D’s — descarbonização, digitalização, descentralização e democratização, trazendo novos questionamentos sobre como será essa transição, e qual o papel do setor elétrico nela”, concluiu.

O congresso contará com mais um dia de atividades dedicado a visitas técnicas especiais. Os inscritos terão a oportunidade de visitar as instalações da Amazonas Energia, a Subestação Lechuga e a Comunidade Cuieiras.

Realizado a cada dois anos, o Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico, o Citeenel, é maior e mais tradicional fórum de debates sobre inovação do setor elétrico nacional. O evento é promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica e, nesta edição, renomados especialistas nacionais e internacionais compartilharam resultados, perspectivas, cases e desafios em torno do tema “Inovação e Eficiência Energética para um Futuro Resiliente: Traçando Caminhos para Segurança Energética, Sustentabilidade e Equidade”. O evento é destinado a empresas do setor elétrico brasileiro, representantes da academia, estudantes, startups, associações e entusiastas da inovação e eficiência energética.

Fonte: Citeenel

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Últimas