Manaus (AM)- A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participou, na noite de quinta-feira (28/04), da Semana Mundial de Saúde, promovida pela Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), localizada à avenida Constantino Nery, Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
O evento contou com a participação dos acadêmicos dos cursos de saúde da instituição e de profissionais renomados como a pesquisadora Graça Amorim, a infectologista Eda Cristina, o psicólogo Diego Cavalcante e da fisioterapeuta Barbara Bahia.
Na ocasião, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, apresentou os desafios e perspectivas da saúde no atual cenário da Covid-19 no Amazonas que, por ocasião do avanço da vacinação, foi identificada a continuidade da tendência de redução do número de casos e óbitos pela doença no estado.
“Fico muito feliz em estar participando deste encontro para falar sobre a situação epidemiológica da Covid-19 no estado. É essencial a disseminação de informações, além de contar um pouco da nossa experiência enquanto Vigilância durante a pandemia”, enfatizou.
Ainda no evento, a diretora destacou o trabalho incansável de todos os profissionais de Vigilância em Saúde e os esforços para o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Amazonas, no qual possibilitou que o uso de máscara tornar-se facultativo.
A coordenadora de Ensino em Saúde da Fametro, Paula Moura, agradeceu a participação da FVS-RCP no evento e destacou que o cenário atual da Covid-19, explanado pela diretora-presidente da FVS-RCP, dar norte às orientações que a instituição de ensino reforça à comunidade interna e externa da faculdade.
“É muito importante a participação da FVS-RCP, pois, através dos números e índices do atual cenário da Covid-19 no Amazonas, nós vamos desenvolver e orientar a população interna e externa sobre o momento que estamos em relação a saúde mental, física e e o bem-estar social”, afirmou Paula.
Para os acadêmicos da área de saúde da Fametro, a iniciativa é fundamental para entender, por meio das experiências profissionais, os impactos causados pela pandemia.
O estudante do 1º período de psicologia da faculdade, Almir Corrêa, era um dos participantes presentes e comentou sobre a oportunidade. “Eventos como este são essenciais, para que possamos sinalizar que a pandemia ainda não chegou ao fim e que os cuidados com os hábitos de higiene e a vacinação devem ser mantidos”, relatou o aluno.
Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 7 de abril. Essa data, foi criada pela Organização Mundial da Saúde, para abordar e debater questões sérias relacionadas à saúde, garantindo a conscientização sobre esse tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população, principalmente em tempos de pandemia.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.