InícioAmazonasCarnailha 2026 deve ampliar geração de empregos e movimentar economia de Parintins

Carnailha 2026 deve ampliar geração de empregos e movimentar economia de Parintins

Com a aproximação do Carnailha 2026, a organização do evento já projeta um impacto significativo na economia e na geração de renda em Parintins. Além de fortalecer a cultura carnavalesca, a festa deve mobilizar trabalhadores, blocos e profissionais de diferentes áreas, repetindo e ampliando os resultados registrados em 2025.

Com o repasse de recursos da Prefeitura aos blocos carnavalescos foi possível garantir a estrutura dos desfiles e a participação das agremiações. O Carnailha 2026 conta com investimento de cerca de R$ 2 milhões destinados aos blocos e à estrutura do evento, valor que deve movimentar aproximadamente R$ 7 milhões na economia do município.

Geração de emprego e renda

A organização estima que o Carnailha 2026 deve gerar centenas de empregos nos setores produtivos como: costura, segurança, limpeza, sonorização, hotéis e transporte. Além de comerciantes locais que irão atuar nos arredores do Circuito Carnailha.

Em 2025, o evento já havia registrado grande movimentação econômica, e a previsão é de que os números sejam superados neste ano.

Breno Carvalho, comerciante que irá trabalhar nos arredores do circuito, destaca a importância do evento para a economia local e para a renda dos trabalhadores nesse período. “É uma renda extra que a gente tem, que é o Carnailha e o nosso Festival, que a gente ganha uma grana extra pra manter a família durante esse período. E o Carnailha tá bem visível agora com o Carnaboi também, vem muita gente de fora pra prestigiar, e a gente agradece o prefeito de dar oportunidade pra gente da terra, pra vender as coisas”, afirmou.

Estrutura da avenida

A montagem da estrutura do Carnailha que teve início no dia 19 de janeiro, mobiliza cerca de 50 profissionais que atuam diretamente na avenida, entre equipe de montagem, organização, apoio e suporte técnico. De acordo com o membro da Comissão Organizadora, Kill Serrão, o planejamento do Circuito Carnailha segue de modo otimizado para garantir segurança e conforto aos brincantes.

“Este ano chegamos a 52 camarotes, com aumento de 10 camarotes a mais com relação ao ano passado e 53 mesas. Isso vai garantir mais conforto e uma melhor organização para os participantes. E também esse ano vamos ter, com relação ao ano passado, o aumento de mais três estúdios para a transmissão do Carnailha, fortalecendo assim a cobertura e a experiência do público que não estará na nossa ilha,” enfatizou.

Blocos e movimentação

Os blocos carnavalescos são responsáveis por grande parte da movimentação econômica. Cada agremiação emprega costureiras, músicos, aderecistas e equipes de apoio, ampliando a geração de renda no período que antecede os desfiles.

Elaine Maia, em seu segundo ano como carnavalesca do bloco “Os Piratas”, fala da oportunidade de emprego gerado pelo Carnailha. “Para mim está sendo uma maravilha compor esse cargo e ajudando e contribuindo com a diretoria. Em termos de contratação, nós tivemos que expandir, buscando na própria comunidade pessoas que tem um talento, que estavam ali sem oportunidade e que o bloco veio e acolheu”, reforçou Elaine.

Imprensa em crescimento

Outro indicador relevante é o número de profissionais de imprensa credenciados. Em 2026, o Carnailha registra um crescimento em relação ao ano anterior, ampliando a visibilidade do evento e fortalecendo o turismo local.

Ao todo, são 240 profissionais credenciados, representando 54 veículos de comunicação, um número expressivo se comparado a 2025, quando a Prefeitura contabilizou 168 profissionais.

O resultado reflete um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Comunicação, responsável pela divulgação e articulação com a imprensa, com o objetivo de ampliar a cobertura jornalística dos eventos promovidos pela Prefeitura.

 

Fonte: Semcom/Parintins

Foto: Sidney Simas  

Notícias relacionadas

Últimas