InícioManausCâmara Municipal de Manaus promulga criação de Frente Parlamentar em defesa das...

Câmara Municipal de Manaus promulga criação de Frente Parlamentar em defesa das pessoas com TEA

Iniciativa busca fortalecer políticas públicas de inclusão, saúde, educação e acessibilidade

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promulgou, durante a 80ª Sessão Ordinária, a Resolução nº 172/2025, que institui oficialmente a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de outras pessoas atípicas. A resolução foi publicada no Diário Oficial da Casa nesta quarta-feira (17 de setembro).

A proposta, de autoria do vereador Eurico Tavares (PSD), tem como finalidade promover a defesa, a inclusão e a ampliação de direitos dessa população, com foco na melhoria das políticas públicas voltadas para saúde, educação, acessibilidade, inclusão social e qualidade de vida.

“Fica criada, no âmbito da Câmara Municipal de Manaus, a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de Outras Pessoas Atípicas, com o objetivo de promover a defesa, inclusão e a promoção dos direitos dessa população, buscando a melhoria nas políticas públicas nas áreas de saúde, educação, acessibilidade, inclusão social e qualidade de vida”, anunciou o presidente da CMM, vereador David Reis (Avante).

A Frente Parlamentar será composta por vereadores que manifestarem interesse em integrar os trabalhos, e terá como estrutura um presidente, vice-presidente e secretário, escolhidos entre os membros. Além disso, contará com a participação de representantes do Poder Executivo, entidades civis, associações de classe, universidades, pesquisadores e profissionais da saúde, que poderão contribuir com debates e ações.

Entre as atribuições da Frente estão a realização de estudos, debates, audiências públicas, seminários, visitas técnicas e campanhas de conscientização. Também caberá ao grupo articular-se com diferentes esferas de governo e fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, a fim de desenvolver soluções voltadas à proteção e inclusão das pessoas com TEA e condições atípicas.

A Frente terá duração até o fim da Legislatura e suas reuniões serão públicas, assegurando a participação da sociedade organizada no acompanhamento e no fortalecimento da pauta.

Encaminhado para sanção

Ainda durante a votação da Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram, em segunda discussão, o projeto do vereador Professor Samuel (PSD), que dispõe sobre o nivelamento de tampões, caixas de inspeção e tampas metálicas de telefonia, de energia elétrica e de esgoto cloacal, por parte das empresas por eles responsáveis, nos locais em que forem executadas obras de pavimentação, recapeamento, reconstrução, tapa-buracos ou qualquer serviço de manutenção em passeios e vias públicas de Manaus.

Além dele, outro projeto aprovado em segunda discussão é o PL de autoria do vereador Diego Afonso (União Brasil), que estabelece a criação do Programa de Fortalecimento da Saúde Mental e do Enfrentamento à Violência Psicológica entre Mulheres (Wollying) na capital.Ambos os PLs foram encaminhados para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Projetos de Lei

Entre os Projetos de Lei apresentados pelos demais vereadores, estava o projeto do vereador Aldenor Lima (União Brasil), que institui o Programa Municipal de Prevenção ao Atropelamento de Animais. A proposta tem como objetivo reduzir a mortalidade de animais silvestres e domésticos em vias urbanas, periurbanas e rodovias sob jurisdição municipal.

Outro projeto apresentado foi o do vereador Carlos Pai Amado (Avante), que visa criar um programa de Combate e Conscientização da Aporofobia – a prática de atos de intolerância ou que ofendam a dignidade ou o decoro de pessoa em razão de sua condição de pobreza e vulnerabilidade social.

As duas propostas foram encaminhadas para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), juntamente com o PL do vereador Sérgio Baré (PRD), que visa criar uma licença de apoio à saúde mental para servidores públicos no Município de Manaus.

“A ideia é dar uma licença para aquele servidor que está com algum problema psicológico, que precisa buscar um tratamento. Esse serviço precisa ser visto pelo poder público e cuidado”, relata o parlamentar.

Tribuna Popular

Ainda durante a sessão desta quarta-feira, os parlamentares realizaram uma Tribuna Popular para falar sobre a importância do profissional de Educação Física dentro da rede municipal de ensino. A tribuna foi uma propositura do vereador Zé Ricardo (PT) e ocorreu em alusão ao Dia do Professor de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

Fonte: Dicom-CMM

Foto: Divulgação  

Notícias relacionadas

Últimas