InícioAmazonasAmazonas participa de oficina nacional para criação de programas de residências em...

Amazonas participa de oficina nacional para criação de programas de residências em saúde, em Brasília

Evento promovido pelo Ministério da Saúde visa ampliar a formação de especialistas e fortalecer a assistência no SUS

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participam, na terça e nesta quarta-feira (22 e 23/07), da Oficina de Apoio à Criação de Programas de Residências em Saúde, promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, em Brasília (DF).

A oficina tem como principal objetivo oferecer suporte técnico e pedagógico às instituições de saúde para a criação, implementação e gestão de programas de residência médica e multiprofissional. A ação integra o projeto nacional do Ministério da Saúde, voltado a 202 instituições públicas e privadas, selecionadas por meio do edital nº 05/2025 da SGTES/MS.

A diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES-AM, Fabiana Gurgel, destacou a relevância da participação do Amazonas na iniciativa. “A expansão das residências profissionais em saúde é crucial para aprimorar a formação e mitigar os vazios assistenciais em áreas prioritárias, como Saúde da Mulher e Saúde Mental. A presença dos representantes da secretaria é uma grande oportunidade para aumentar a oferta de vagas para a formação multiprofissional e uniprofissional”, afirmou.

A delegação do Amazonas é composta por integrantes da Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTES/GESH), da SES-AM, além da coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Amazonas (COREMU/UEA), representada pela professora Lihsieh Marreiro, e pelo psiquiatra Moisés Rosa, preceptor da Residência em Psiquiatria do Amazonas (Universidade Nilton Lins), membro da Associação dos Psiquiatras do Amazonas e representante do estado na Comissão de Residência da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Entre os temas abordados na programação estão: a importância das residências na formação de especialistas para o SUS, o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, a elaboração de projetos pedagógicos e as estratégias de ensino e avaliação nos programas de residência.

A participação do Amazonas na oficina reforça o compromisso da SES-AM com a qualificação da força de trabalho em saúde e o fortalecimento do SUS no estado.

Fonte: SES-AM

Foto: Divulgação    

Notícias relacionadas

Últimas