Cinco academias foram interditadas nos bairros Praça 14 de Janeiro e Alvorada, em Manaus, durante a operação Malhação Segura, na manhã de quinta-feira (21). A finalidade era apurar denúncias sobre irregularidades nos estabelecimentos que ofereciam sérios riscos à saúde e integridade física dos alunos.
De acordo com o delegado Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), os flagrantes ocorreram em zonas distintas da capital amazonense. A ação teve início após as equipes policiais receberem denúncias de alunos e vizinhos das academias, informando irregularidades nesses estabelecimentos.
“Com o objetivo de assegurar os direitos dos usuários destes serviços, fiscalizamos atividades ilegais de profissionais de educação física, que estavam com a documentação vencida e sem o registro para atuar na área. Verificamos, ainda, a falta de licença para o funcionamento dessas academias”, informou o delegado.
Além disso, a presença de um Profissional de Educação Física regular junto ao CREF é obrigatória durante todo o período de funcionamento da academia ou similar.
“O respeito com a saúde pública e atividade física segura devem se sobrepor à ganância pelo lucro no ramo das academias. A sociedade precisa estar atenta em não colocar sua saúde e própria vida em risco”, enfatizou a autoridade policial.