InícioBrasilDia da Árvore: 5 razões para entender esta data especial

Dia da Árvore: 5 razões para entender esta data especial

No Brasil, 21 de setembro não é apenas um dia que antecede o começo da primavera, ele também é conhecido por ser o Dia da Árvore. Uma data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários em torno do meio ambiente.

Mas você sabe como se deu início a essa data especial?

1. Começo de uma nova estação: a primavera.

Considerada por muitos a estação mais bonita do ano, ela é o momento em que a floração começa a modificar as paisagens ao redor das cidades, com muito mais cor.

Por conta dessa mudanças nas árvores e flores é que o Dia da Árvore antecede logo seu início, pois já começa a se dar uma maior atenção para o meio ambiente. Através de inúmeros cuidados, sempre tentando o manter bonito e agradável.

2. Qual a importância do Dia da Árvore?

As árvores são de extrema importância na vida das pessoas. São elas que dão sombra e diminuem as temperaturas em dias de calor, dão alimentos para todos os seres vivos, capturam o gás carbônico da atmosfera, funcionando como um reservatório. Além disso, servem de casa para diversos animais, desde pássaros, que espalham sementes de frutos e comem insetos, até pequenos mamíferos, como saguis.

3. Então, como fazer a diferença no Dia da Árvore?

•Plantar uma muda;
•Criar uma horta orgânica sustentável e saudável;
•Não jogar lixo em locais de preservação;
•Criar projetos que não interfiram na vida das árvores.

4. Ensinar as crianças desde cedo é importante.

Com todas essas ideias, é importante notar que se deve ensinar sobre os cuidados com o meio ambiente desde cedo. Nas escolas não se pode focar em ensinar sobre proteger as árvores apenas no Dia da Árvore. É necessário mostrar para todos os alunos que essa preservação, esse cuidado, deve ser feito todos os dias.

5. Projetos sustentáveis devem partir da própria cidade.

Adultos, jovens e crianças devem entender bem a ideia de cuidar do meio ambiente, de que o Dia da Árvore vai muito além de apenas conscientização. Mas não para só neles, é de extrema importância que os próprios governantes das cidades tenham uma percepção maior da natureza que ali preside.

Bons exemplos são as criações de ideias que rnfatizem o reflorestamento e a criação de mais parques com áreas verdes.

Essa é importância geral do Dia da Árvore. Trazer uma conscientização e quem sabe mudanças que podem melhorar cada vez mais a natureza ao nosso redor.

Desejamos um excelente fim de semana.

BMS REFEIÇÕES

Fonte: BMS Refeições

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Últimas