O grafite enquanto linguagem artística se apresenta como elemento universal e espontâneo, indo além de apenas obra de arte, interagindo de uma forma dinâmica com o cotidiano das cidades, revitalizando lugares negligenciados econferindo-lhes vitalidade
O projeto Viver Com Arte acontece entre os dias 08 a 30 de setembro, a exposição de Graffiti reunirá 08 artistas manauaras que produzirão 03 empenas (paredes laterais) no residencial Viver Melhor, localizado na zona norte da cidade de Manaus, com o objetivo de fomentar as artes visuais em área periférica.
A proposta é criar obras que dialoguem com o espaço urbano e promovam reflexões sobre o cotidiano da periferia, criando um espaço onde a arte rompe as barreiras tradicionais das galerias e se apresente no dia a dia das pessoas, com uma linguagem e estilo único que o Graffiti é capaz de gerar.
O projeto é uma iniciativa do coletivo Conexão Graffiti e busca transformar o bairro Viver Melhor em um destino turístico atrativo, revitalizr o espaço urbano e gerar economia criativa através da arte de rua, como já acontece por exemplo em outras cidade do mundo com galeria de artes a céu aberto.
Segundo o produtor cultural Avelino Borges a ideia surgiu “em democratizar o acesso cultural na periferia de Manaus e incentivar a formação de público consumidor de obras de arte, a partir de uma exposição permanente de Graffiti, além de trazer visibilidade à comunidade aumentando a autoestima dos moradores por meio de um ambiente atrativo e colorido”.
“O resultado do projeto será o acesso a um conjunto de obras de artes que utilizam o espaço urbano como suporte para a manifestação artística, transformando as paredes em telas com intervenções em grande escala, reconfigurando, assim, a paisagem visual do residencial Viver Melhor e deixando um legado artístico duradouro para uma nova geração de artistas que venha se inspirar”, comenta Avelino Borges.
O projeto tem a participação dos grafiteiros (a): André Candido (BYNOS), Vicktor Shellton (BLUR), Tiago Pacini (CORT), Adilson Júnior (JNR), Carolinne Oliveira (OLI), Diego Afonso (MAIS) e da multiartista Shirley Thomas (RIO NEGRINA) e do coletivo ocupaminart, por meio da produtora cultural Cida Aripória.
A exposição de artes visuais é aberta para todas as faixas etárias e conta com recurso de acessibilidade por meio da participação da intérprete de LIBRAS Fabiana Ferreira e do monitor de LIBRAS Thiago Henrique e da produção audiovisual da cineasta Taly Nayá.
O projeto Mural de Grafite Arte Sem Limites “é realizado com o apoio do Governo do Estado/Conselho Estadual de Cultura/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, bem como do Governo Federal” e foi contemplado no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2024 – FOMENTO À EXECUÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE ARTES VISUAIS.
