InícioBrasilPresidente sanciona lei que reconhece Festa de San Gennaro como manifestação da...

Presidente sanciona lei que reconhece Festa de San Gennaro como manifestação da cultura nacional

Texto foi publicado nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União. Festividade em São Paulo é homenagem a São Januário, padroeiro do bairro da Mooca, na capital paulista

Tradicional festividade ocorrida em setembro, em São Paulo, a Festa de San Gennaro foi oficialmente reconhecida como manifestação da cultura nacional nesta segunda-feira, 15 de setembro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.205, publicada nesta no Diário Oficial da União, que trata do tema. A ministra Margareth Menezes (Cultura) também assina o documento.

A Festa de San Gennaro, realizada em alusão ao Dia de San Gennaro, celebrado em 19 de setembro, dura cerca de um mês e é uma homenagem ao santo, conhecido como São Januário em português. São Januário é padroeiro da Mooca, bairro paulistano que recebeu imigrantes italianos no início do século 20 e que hoje sedia a festa. Na Itália, Januário é padroeiro de Nápoles e venerado como protetor da cidade contra o vulcão Vesúvio e a peste.

HISTÓRIA – São Januário foi um bispo da região de Benevento, na Itália, que viveu no final do século III e início do século IV, durante um período marcado por perseguições aos cristãos. Muito querido por sua devoção à fé e pela bondade com a comunidade, foi morto (decapitado pelas versões mais correntes da narrativa história do período) em função da sua crença cristã. A morte gerou comoção. O sangue dele foi recolhido por mulheres devotas em uma ampola e é venerado em Nápoles por um fenômeno conhecido como “liquefação”, quando o sangue em estado sólido torna-se líquido.

FESTA – A festa brasileira tem uma programação religiosa, com missa e procissão em homenagem ao padroeiro, além de celebração gastronômica e cultural, com direito a pizzas, polenta com molho, a famosa “macarronada das mamas” e shows de música italiana.

Fonte: Secom Presidência da Republica   

Foto: Ricardo Stuckert

 

 

Notícias relacionadas

Últimas