Vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), a arquiteta e urbanista Melissa Toledo tem se dedicado a fortalecer a profissão e a ampliar o diálogo entre o conselho, os profissionais e a sociedade. Para ela, a atuação no CAU é mais que um cargo: é um compromisso com a construção de uma gestão mais próxima, inclusiva e representativa.
No âmbito nacional, Melissa representa o Amazonas e a região Norte na Câmara Temática de Habitação do CAU Brasil, um espaço estratégico para discutir e propor políticas públicas de habitação sustentáveis e alinhadas às necessidades reais da população brasileira. Além disso, integra duas comissões do CAU-AM: a Comissão de Políticas Públicas e a Comissão de Ensino e Exercício Profissional, onde atua na articulação de ações que aproximam o conselho da sociedade e garantem o pleno exercício da profissão de forma ética, qualificada e socialmente comprometida.
Com a convicção de que a escuta ativa e o diálogo são ferramentas fundamentais para a construção coletiva, Melissa implementou uma agenda fixa de atendimento todas as terças-feiras, das 8h às 11h, na sede do CAU-AM, em Manaus. O objetivo é abrir um canal direto com profissionais, estudantes e instituições públicas ou privadas que dialogam com as competências e atribuições da arquitetura e do urbanismo.
“Muitas vezes recebo mensagens por WhatsApp ou pelas redes sociais e nem sempre consigo atender da forma adequada. Criar esse espaço fixo é uma forma de garantir que todos tenham acesso a um diálogo direto, para construirmos juntos uma arquitetura e um urbanismo mais justos, representativos e transformadores”, explica.
Além da vice-presidente, o presidente do CAU-AM, Fabício Santos, também mantém uma agenda de atendimento presencial, todas as quintas-feiras, das 9h ao meio-dia, na sede do conselho.
Com essas iniciativas, a atual gestão busca fortalecer a relação com os profissionais e com a sociedade, garantindo mais proximidade, transparência e representatividade no exercício da arquitetura e do urbanismo no Amazonas.
