No segundo dia de atividades da 16ª edição da Expo Paraguay Week, realizada até quarta-feira (10) no Gran Nobile Hotel & Convention, em Ciudad del Este, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) intensificou sua agenda de reuniões voltadas à integração logística e à atração de investimentos.
O coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Autarquia, Arthur Lisboa, esteve acompanhado do presidente da Zona Franca Global, Pedro Céspedes, e da gerente-geral da instituição, Ruth Arias, em encontros com representantes do setor público e privado paraguaio.
Uma das reuniões de destaque ocorreu com o secretário de Indústria e Comércio do governo do departamento de Alto Paraná, Esteban Wlens, e a coordenadora de componentes da Rede de Investimentos e Exportações (Rediex), Noelia Bruera. O principal tema foi a possibilidade de estabelecer voos diretos de carga entre o Aeroporto Internacional Guaraní, em Minga Guazú, e Manaus, o que pode facilitar a importação de produtos eletrônicos fabricados na Zona Franca de Manaus.
“Hoje, as exportações da Zona Franca seguem principalmente por rotas que passam por Guarulhos e Miami via Colômbia. Estamos estudando alternativas que tragam maior eficiência e, nesse sentido, utilizar o Aeroporto Guaraní surge como uma boa oportunidade de integração”, afirmou Arthur Lisboa.
O secretário Esteban Wlens ressaltou a receptividade do governo local à proposta. “Para nós, é uma iniciativa muito positiva. Vemos com bons olhos a possibilidade de reduzir custos e prazos logísticos para os comerciantes. A orientação do nosso governo é de facilitar, dentro do que for possível, a criação dessas conexões que beneficiem tanto o Paraguai quanto o Brasil”, destacou.
Na sequência, a comitiva visitou o Aeroporto Internacional Guaraní, na cidade de Minga Guazú, onde foi recebida pelo administrador David Gavilan.
Ele apresentou a estrutura do terminal, destacando a capacidade operacional da pista de 3.400 metros e o pátio de 50 mil metros quadrados. “Temos condições de receber aeronaves de grande porte e operamos semanalmente com seis voos de carga vindos dos Estados Unidos, que abastecem diretamente Ciudad del Este. Além disso, está em fase final de aprovação um projeto de expansão para aumentar a capacidade dos depósitos de carga”, explicou Gavilan.
Ainda no âmbito da agenda institucional, o grupo reuniu-se com duas das principais entidades empresariais da região: a Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este e a Câmara de Empresários de Alto Paraná. Os encontros tiveram como objetivo discutir futuras colaborações e identificar oportunidades de sinergia econômica entre as duas regiões.
Segundo Arthur Lisboa, o potencial de cooperação é amplo. “Estamos avançando em um diálogo construtivo com o Paraguai, tanto no campo logístico quanto nas áreas de investimento e integração produtiva. A complementariedade entre nossas zonas francas pode gerar ganhos expressivos para os dois países”, ressaltou.
O evento
A Expo Paraguay Week segue até quarta-feira (10) e deve atrair mais de 5 mil visitantes. A edição deste ano reúne 147 estandes, 161 empresas expositoras e cerca de 600 profissionais dedicados à apresentação de produtos, serviços e inovações. O evento também conta com mais de 50 palestras sobre temas como investimento sustentável, transformação industrial e liderança empresarial.
Fonte: Suframa
Foto: Layana Rios