Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT post_modified_gmt FROM wp_posts WHERE post_status = 'publish' AND post_type IN ('post', 'page', 'attachment', 'tdb_templates') ORDER BY post_modified_gmt DESC LIMIT 1

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired]
SELECT post_date_gmt FROM wp_posts WHERE post_status = 'publish' AND post_type IN ('post', 'page', 'attachment', 'tdb_templates') ORDER BY post_date_gmt DESC LIMIT 1

Amazônia em Mídia https://amazoniaemmidia.com.br/ Só mais um site WordPress Wed, 01 May 2024 02:52:13 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://amazoniaemmidia.com.br/wp-content/uploads/2022/04/cropped-cropped-amazonia-em-midia-p-1920x530-1-e1650480966364-150x150.png Amazônia em Mídia https://amazoniaemmidia.com.br/ 32 32 Presidente Figueiredo ganha estádio de futebol e está apto para receber competições oficiais https://amazoniaemmidia.com.br/presidente-figueiredo-ganha-estadio-de-futebol-e-esta-apto-para-receber-competicoes-oficiais/ Wed, 01 May 2024 02:52:13 +0000 https://amazoniaemmidia.com.br/?p=19877 Presidente Figueiredo ganha estádio de futebol e está apto para receber competições oficiais   Construído com recursos de emenda parlamentar e da prefeitura, Estádio Larissa Coelho da Silva tem área construída de mais de 12,5 mil metros quadrados e capacidade para mais de 2,6 mil pessoas   A prefeita Patrícia Lopes, acompanhada do governador Wilson […]

O post Presidente Figueiredo ganha estádio de futebol e está apto para receber competições oficiais apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Presidente Figueiredo ganha estádio de futebol e está apto para receber competições oficiais

 

Construído com recursos de emenda parlamentar e da prefeitura, Estádio Larissa Coelho da Silva tem área construída de mais de 12,5 mil metros quadrados e capacidade para mais de 2,6 mil pessoas

 

A prefeita Patrícia Lopes, acompanhada do governador Wilson Lima, inaugurou nesta terça-feira (30/04), o estádio de futebol Larissa Coelho da Silva. Localizado em área próxima ao Parque Corredeira do Urubuí, a praça de esporte possui uma área total construída de mais de 12,5 mil metros quadrados e capacidade para mais de 2,6 mil pessoas.

O nome do espaço é uma homenagem a uma jovem desportista apaixonada pela família e pelo futebol, que lutou por igualdade no futebol feminino e deixou um legado às mulheres figueiredenses. A jovem faleceu em fevereiro de 2021, aos 19 anos, vítima da covid 19.

O estádio foi construído com recursos de R$ 2,2 milhões de emenda parlamentar destinada pelo deputado João Luiz e mais de R$ 1 milhão de contrapartida da prefeitura.

Visivelmente emocionada, a prefeita Patrícia Lopes, fez questão de agradecer à família de Larissa Silva por ter permitido a homenagem, para que o exemplo dela possa ficar marcado na história de Presidente Figueiredo e possa influenciar as novas gerações.

“Estamos fazendo história. Valorizando e reconhecendo as pessoas que contribuíram com seus exemplos para construir uma sociedade melhor e, também, demonstrando que quando há vontade política, seriedade e respeito, é possível transformar sonho em realidade. Obrigada governador Wilson Lima e deputado João Luiz, por terem sonhado junto com o povo figueiredense, que há décadas sonhava em ter um campo de futebol, com o mínimo de estrutura e, hoje, tem um estádio. Tenho certeza que aqui serão revelados muitos novos talentos”, destacou Patrícia.

O governador Wilson Lima também destacou a importância da parceria entre os poderes, com o respeito à autonomia de cada um, trazendo grandes benefícios à população. Ele lembrou que mais uma vez, a credibilidade de Patrícia Lopes atraiu para que pudesse fazer mais por Presidente Figueiredo.

“Uma parceria que nós estamos fazendo com a prefeitura de Presidente Figueiredo, com a Assembleia Legislativa, representada pelo deputado João Luiz, com os atletas do município, com as secretarias do município, enfim, para que a gente possa fazer uma entrega como essa”, destacou Wilson Lima.

“Há 42 anos, a gente lutava pelo estádio de Presidente Figueiredo. E hoje, graças ao empenho da nossa prefeita Patrícia Lopes e ao apoio do governador Wilson Lima e do deputado João Luiz, esse sonho está sendo realizado. E é um momento de gratidão, gratidão a Deus, a todos eles que estão fazendo acontecer no nosso município, com esse lindo estádio em homenagem à nossa filha”, declarou Lázaro Sobrinho, pai da atleta de futebol Larissa Silva, que dá nome ao estádio.

Novo núcleo do Pelci

Durante a inauguração do estádio Larissa Silva, o governador Wilson Lima anunciou a abertura de 200 vagas para o Pelci, que ganhou seu décimo polo no interior ao chegar na Terra das Cachoeiras. Serão beneficiados jovens e crianças, entre 7 e 17 anos, do público masculino e feminino, nas modalidades de futebol de campo, futsal e esportes de luta.

A Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sejel), também fez repasse à prefeitura de Presidente Figueiredo de quimonos, tatames e kits esportivos que serão usados nos projetos do Pelci.

Fotos: Igor Rabello, Paula Oliveira e Tamyres Cunha

O post Presidente Figueiredo ganha estádio de futebol e está apto para receber competições oficiais apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Vereador Sassá promove ação social na comunidade do Leão com Carreta da Mulher https://amazoniaemmidia.com.br/vereador-sassa-promove-acao-social-na-comunidade-do-leao-com-carreta-da-mulher/ Mon, 29 Apr 2024 20:41:08 +0000 https://amazoniaemmidia.com.br/?p=19873 Em mais uma ação social, o vereador Sassá da Construção Civil (PT) levou a Carreta da Mulher para a comunidade do Ramal da Cachoeira do Leão, no Km 34 da Rodovia AM 010, neste sábado (27). Foram realizados diversos serviços de cidadania, como atendimentos médicos, orientação jurídica, corte de cabelo, entre outros. A Carreta atendeu […]

O post Vereador Sassá promove ação social na comunidade do Leão com Carreta da Mulher apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Em mais uma ação social, o vereador Sassá da Construção Civil (PT) levou a Carreta da Mulher para a comunidade do Ramal da Cachoeira do Leão, no Km 34 da Rodovia AM 010, neste sábado (27). Foram realizados diversos serviços de cidadania, como atendimentos médicos, orientação jurídica, corte de cabelo, entre outros.

A Carreta atendeu cerca de 350 pessoas na zona rural da cidade. Uma equipe do gabinete do vereador também esteve presente para receber as demandas da comunidade. Sassá falou da importância da realização desse tipo de ação dentro dos bairros, sobretudo nas comunidades mais afastadas.

“São serviços básicos e essenciais à população em vulnerabilidade.
Nosso papel, enquanto parlamentar, também é esse: gerar bem estar social”, disse o vereador.

A comunidade compareceu e agradeceu a ação realizada pelo gabinete do vereador . O morador Calebe Pimentel agradeceu e ressaltou a necessidade de ações como essa, para a comunidade.

“Isso é muito importante para quem mora em comunidades mais afastadas. É uma oportunidade muito boa para a gente que, às vezes, não tem tempo de ir aos órgãos públicos para resolver as coisas”.

Parcerias

Para essa realização, a Ação contou com o apoio do gabinete do vereador Sassá, com a Prefeitura Municipal de Manaus, com a colaboração de Órgãos públicos como o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA) e estúdio Geovana Oliveira.

O post Vereador Sassá promove ação social na comunidade do Leão com Carreta da Mulher apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Wilson Lima lança pré-candidatura de Patrícia Lopes nesta terça-feira (30), em Presidente Figueiredo https://amazoniaemmidia.com.br/wilson-lima-lanca-pre-candidatura-de-patricia-lopes-nesta-terca-feira-30-em-presidente-figueiredo/ Mon, 29 Apr 2024 17:20:42 +0000 https://amazoniaemmidia.com.br/?p=19870 *Wilson Lima lança pré-candidatura de Patrícia Lopes nesta terça-feira (30), em Presidente Figueiredo*   Presidente Figueiredo – O Governador do Amazonas estará nesta terça-feira (30), em um dos maiores eventos políticos de Presidente Figueiredo.   Wilson Lima vem ao município com o objetivo de lançar a pré-candidatura da atual prefeita, Patrícia Lopes.   O anúncio […]

O post Wilson Lima lança pré-candidatura de Patrícia Lopes nesta terça-feira (30), em Presidente Figueiredo apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
*Wilson Lima lança pré-candidatura de Patrícia Lopes nesta terça-feira (30), em Presidente Figueiredo*

 

Presidente Figueiredo – O Governador do Amazonas estará nesta terça-feira (30), em um dos maiores eventos políticos de Presidente Figueiredo.

 

Wilson Lima vem ao município com o objetivo de lançar a pré-candidatura da atual prefeita, Patrícia Lopes.

 

O anúncio oficial foi publicado pela própria prefeita em uma de suas redes sociais. Na postagem, Patrícia Lopes enfatizou a importância da união e compromisso nesse período eleitoral.

 

“É tempo de unir forças e seguir em frente! Tenho a honra de convidá-los para um evento marcante, onde estaremos ao lado do Governador Wilson Lima, consolidando nosso compromisso com o futuro de Presidente Figueiredo. Juntos somos mais fortes e, com união, continuaremos a construir um caminho de realizações.” Afirmou Patrícia Lopes

 

O evento está previsto para acontecer nesta terça-feira, 30/04, às 11h, no Parque Hotel Corredeira do Urubuí.

 

*SOBRE PATRÍCIA LOPES*

 

Patrícia Lopes Miranda é prefeita de Presidente Figueiredo-AM, eleita em 2020 com 5.134 votos, para seu primeiro mandato à frente do executivo local, sendo uma das 5 prefeitas eleitas no estado do Amazonas, além da primeira prefeita eleita no município.

 

Patrícia é filiada ao União Brasil, é enfermeira obstetra da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, casada e mãe de dois filhos.

 

Natural da cidade de Jardim, no Ceará, chegou em Presidente Figueiredo no ano de 2005. Sempre teve forte relação com a saúde, em especial à saúde da mulher, razão pela qual trilhou o caminho da enfermagem obstétrica.

 

Assim que chegou em Presidente Figueiredo, atuou em um projeto social que levava saúde a mulheres de baixa renda e, isso foi um fator motivador para sua entrada na política.

 

Foi eleita a única vereadora mulher no pleito de 2008, enfrentando desafios históricos, e foi reeleita vereadora, por mais dois pleitos, assumindo em seu último mandato a presidência da Câmara Municipal do município.

 

Com uma trajetória marcada por desafios, Patrícia assumiu a prefeitura de Presidente Figueiredo, derrotando grupos políticos tradicionais, em meio à pandemia do COVID-19, em que obteve o êxito de garantir um dos melhores resultados no combate à pandemia no estado. Cabe destacar que, em meio à crise de oxigênio, vivida no estado do Amazonas, Presidente Figueiredo garantiu o abastecimento a seus pacientes.

 

Atualmente, tem garantido a realização de ações importantes, como por exemplo, a reforma histórica de 19 escolas, reforma de praças e parques, parcerias importantíssimas para execução de projetos, além de uma gestão pautada na eficiência, garantindo o bem estar da população.

O post Wilson Lima lança pré-candidatura de Patrícia Lopes nesta terça-feira (30), em Presidente Figueiredo apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Senac Amazonas promove evento gratuito de tecnologia https://amazoniaemmidia.com.br/senac-amazonas-promove-evento-gratuito-de-tecnologia/ Mon, 29 Apr 2024 15:56:18 +0000 https://amazoniaemmidia.com.br/?p=19867 *Senac Amazonas promove evento gratuito de tecnologia* _O Senac realiza nesta terça-feira (30) a primeira edição da Feira Senac de Tecnologia com o intuito de promover inovação, colaboração e adaptação à rápida transformação digital_ O evento oferece um espaço apara apresentar avanços tecnológicos, estimular parcerias estratégicas, além de fornecer oportunidades de aprendizado e networking, impulsionando […]

O post Senac Amazonas promove evento gratuito de tecnologia apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
*Senac Amazonas promove evento gratuito de tecnologia*

_O Senac realiza nesta terça-feira (30) a primeira edição da Feira Senac de Tecnologia com o intuito de promover inovação, colaboração e adaptação à rápida transformação digital_

O evento oferece um espaço apara apresentar avanços tecnológicos, estimular parcerias estratégicas, além de fornecer oportunidades de aprendizado e networking, impulsionando o desenvolvimento pessoal e profissional em um contexto de constante mudança.

Na feira tecnológica, os alunos dos Cursos Técnicos em Informática, Acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e finalistas do curso de Desenvolvedor Full Stack apresentarão projetos que exploram a aplicação da informática em diferentes contextos, desde residenciais até comerciais e industriais.

Os projetos são fruto da integração de diversos conhecimentos, como informática, eletrônica, programação e automação.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer projetos em diferentes estágios de desenvolvimento. Alguns estarão na fase de prototipação, na qual as ideias estão sendo transformadas em modelos iniciais. Outros já estarão em fase funcional, demonstrando como essas soluções podem ser aplicadas de forma prática. E, haverá também projetos finalizados, prontos para serem implementados e utilizados no mundo real.

Essa diversidade de projetos reflete o compromisso dos alunos em acompanhar as últimas tendências tecnológicas e em aplicar seus conhecimentos de forma criativa e inovadora para contribuir com a melhoria da sociedade e das organizações.

 

Serviço:

Feira Senac de Tecnologia

Data: 30/04/2024

Horário: 9h às 17h

Local: Senac Chapada – Av. Darcy Vargas, nº 288

Valor: GRATUITO

O post Senac Amazonas promove evento gratuito de tecnologia apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Abril Azul: promovendo conscientização e inclusão para o autismo https://amazoniaemmidia.com.br/abril-azul-promovendo-conscientizacao-e-inclusao-para-o-autismo/ Mon, 29 Apr 2024 15:50:12 +0000 https://amazoniaemmidia.com.br/?p=19864 *Abril Azul: promovendo conscientização e inclusão para o autismo*   _É importante aumentar o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista na sociedade_   A campanha Abril Azul é uma iniciativa global dedicada à conscientização, compreensão e aceitação do autismo. Este movimento visa educar o público sobre o assunto e destacar a importância do diagnóstico […]

O post Abril Azul: promovendo conscientização e inclusão para o autismo apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
*Abril Azul: promovendo conscientização e inclusão para o autismo*

 

_É importante aumentar o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista na sociedade_

 

A campanha Abril Azul é uma iniciativa global dedicada à conscientização, compreensão e aceitação do autismo. Este movimento visa educar o público sobre o assunto e destacar a importância do diagnóstico precoce e da intervenção, assim como promover a inclusão na sociedade.

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica complexa que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento. É importante ressaltar que ele se manifesta de formas diferentes em cada indivíduo, variando em intensidade e características. Portanto, a conscientização é fundamental para criar um ambiente inclusivo e acolhedor.

 

O coordenador do curso de Psicologia da UNINORTE, Wenderson Oliveira, explica que, quanto mais cedo uma criança é diagnosticada e recebe intervenção adequada, melhores são suas chances de desenvolver habilidades sociais, comunicativas e adaptativas. “Por isso, é essencial que pais, cuidadores e profissionais de saúde estejam atentos aos sinais precoces e procurem avaliação especializada se necessário”.

 

“A intervenção precoce também é fundamental para ajudar as crianças autistas a superarem os desafios que enfrentam em seu desenvolvimento. Programas de intervenção comportamental, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação especial são algumas das abordagens que podem beneficiá-las, proporcionando as habilidades e ferramentas necessárias para alcançar seu pleno potencial”, acrescenta.

 

No entanto, as pessoas com TEA enfrentam diversos desafios ao longo da vida, incluindo estigmatização, discriminação, dificuldades de comunicação e interação social, além de acesso limitado a serviços e oportunidades. Para promover a inclusão delas na sociedade, é fundamental criar um ambiente que seja receptivo, acessível e acolhedor.

Além disso, é essencial fornecer apoio e recursos adequados para que possam desenvolver suas habilidades, perseguir seus interesses e alcançar seus objetivos. Isso inclui programas de educação inclusiva, oportunidades de emprego adaptadas, acessibilidade em espaços públicos e políticas que protejam seus direitos.

 

Além disso, é essencial fornecer apoio e recursos adequados para que as pessoas autistas possam desenvolver suas habilidades, perseguir seus interesses e alcançar seus objetivos. Isso inclui programas de educação inclusiva, oportunidades de emprego adaptadas, acessibilidade em espaços públicos e políticas que protejam os direitos das pessoas autistas.

 

A Uninorte procura sempre unir forças para promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para as pessoas autistas. Ao reconhecer suas habilidades, respeitar suas diferenças e criar oportunidades para seu pleno desenvolvimento, podemos construir um mundo onde todos tenham o direito de serem valorizados e respeitados, independentemente de sua condição neurodiversa.

O post Abril Azul: promovendo conscientização e inclusão para o autismo apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Dia da Empregada Doméstica: conheça seus direitos trabalhistas https://amazoniaemmidia.com.br/dia-da-empregada-domestica-conheca-seus-direitos-trabalhistas/ Fri, 26 Apr 2024 22:58:08 +0000 https://amazoniaemmidia.com.br/?p=19859 No dia da empregada doméstica, é importante reconhecer e valorizar o trabalho essencial realizado por esses profissionais, que desempenham um papel fundamental no cuidado dos lares e das famílias. Para garantir que esses trabalhadores tenham seus direitos respeitados, é fundamental compreender as leis trabalhistas que regem essa categoria. Nesse sentido, o coordenador do curso de […]

O post Dia da Empregada Doméstica: conheça seus direitos trabalhistas apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
No dia da empregada doméstica, é importante reconhecer e valorizar o trabalho essencial realizado por esses profissionais, que desempenham um papel fundamental no cuidado dos lares e das famílias. Para garantir que esses trabalhadores tenham seus direitos respeitados, é fundamental compreender as leis trabalhistas que regem essa categoria. Nesse sentido, o coordenador do curso de Direito da UNINORTE, Alexandre Navegante, concede algumas orientações sobre os direitos das empregadas domésticas:

Jornada de trabalho e horas extras: De acordo com a legislação brasileira, a jornada de trabalho das empregadas domésticas não pode exceder 8 horas diárias ou 44 horas semanais. Qualquer hora trabalhada além desse limite deve ser remunerada como hora extra, com um adicional de, no mínimo, 50% sobre o valor da hora normal.

Remuneração e salário mínimo: As empregadas domésticas têm direito a um salário mínimo mensal, que deve ser pago até o 5º dia útil do mês seguinte ao trabalhado. Além do salário base, podem ser incluídos adicionais como horas extras, adicional noturno e comissões, conforme previsto na legislação.

Férias remuneradas: Após cada período de 12 meses de trabalho, as empregadas domésticas têm direito a um período de férias remuneradas de 30 dias, com um adicional de um terço do salário normal. O empregador deve conceder as férias e remunerá-las com antecedência de, no mínimo, 2 dias antes do início do período de descanso.

13º salário: Assim como outros trabalhadores, as empregadas domésticas têm direito ao pagamento do 13º salário, que deve ser pago em duas parcelas: a primeira até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro de cada ano.

Seguro-Desemprego e FGTS: As empregadas domésticas têm direito ao seguro-desemprego em caso de dispensa sem justa causa e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que deve ser depositado mensalmente pelo empregador em uma conta vinculada em nome da trabalhadora.

Ele ainda destaca, que “é fundamental que os empregadores estejam cientes desses direitos e cumpram suas obrigações trabalhistas para garantir um ambiente de trabalho justo e respeitoso para as empregadas domésticas. Além disso, é recomendável que as trabalhadoras também estejam informadas sobre seus direitos e saibam como proceder em caso de descumprimento da legislação trabalhista”, afirma o coordenador.

Neste dia da Empregada Doméstica, a UNINORTE reforça seu compromisso com a educação e a promoção dos direitos trabalhistas, oferecendo orientações e conhecimentos essenciais para o bem-estar e a valorização desses profissionais tão importantes para a sociedade.

O post Dia da Empregada Doméstica: conheça seus direitos trabalhistas apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Guarda Civil recebe três novas viaturas para reforçar Segurança Pública em Presidente Figueiredo https://amazoniaemmidia.com.br/guarda-civil-recebe-tres-novas-viaturas-para-reforcar-seguranca-publica-em-presidente-figueiredo/ Fri, 26 Apr 2024 15:48:44 +0000 https://amazoniaemmidia.com.br/?p=19856 Guarda Civil recebe três novas viaturas para reforçar Segurança Pública em Presidente Figueiredo Inclusão das novas viaturas à frota fez parte das comemorações dos 21 anos da Guarda Civil Metropolitana, que desde 2023 foi adequada ao Estatuto Geral das Guardas Municipais   A Guarda Civil Metropolitana de Presidente Figueiredo (GCM) completou 21 anos de criação […]

O post Guarda Civil recebe três novas viaturas para reforçar Segurança Pública em Presidente Figueiredo apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Guarda Civil recebe três novas viaturas para reforçar Segurança Pública em Presidente Figueiredo

Inclusão das novas viaturas à frota fez parte das comemorações dos 21 anos da Guarda Civil Metropolitana, que desde 2023 foi adequada ao Estatuto Geral das Guardas Municipais

 

A Guarda Civil Metropolitana de Presidente Figueiredo (GCM) completou 21 anos de criação e nesta quinta-feira (25/04) ganhou de presente de três novas viaturas que serão incorporadas à frota, que a partir de agora passa contar com duas motocicletas e quatro viaturas completamente equipada para a segurança municipal, se tornando uma das mais bem aparelhadas do interior do Amazonas.

As viaturas foram repassadas pelo governo federal, após a sanção pela prefeita Lopes da Lei 1006/2023, que adequou a corporação ao Estatuto Geral das Guardas Municipais (. Lei nº 13.022 de 08/08/2014). A GCMPF completou 21 anos no dia 14 de abril.

A entrega das novas viaturas, foi feita pelo Secretário Municipal de Governo, Carlos Maciel, durante a solenidade de formatura em comemoração à data realizada no Ginásio Coberto Municipal, na rua Itaúba, bairro Morada do Sol.

Junto com a mensagem de parabenização, enviada pela prefeita Patrícia Lopes, que por problemas de saúde não pode participara da solenidade, Carlos Maciel renovou o compromisso público da Gestão Municipal de continuar investindo na melhoria contínua da GCM para tornar o município de Presidente Figueiredo um dos mais seguros do Amazonas, tanto para sua população, quando para os turistas.

“Guarda bem equipada, com melhoria salarial assegurada para os servidores. Esse será mais um legado da gestão Patrícia Lopes”, afirmou o secretário, lembrando que a lei municipal 1006/2023 continua em fase de adequação e que novas conquistas ainda virão.

Um dos maiores avanços da classe, foi em dezembro de 2023, quando o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria foi instituído. Os servidores da Guarda já receberam mais de 15% de reajuste salarial, que somados aos 10% que tiveram ainda em maio de 2023, como parte de servidores do regime geral, ultrapassa os 25%, em menos de dois anos.

Falando à tropa, formada por 114 guardas civis e 63 guardas patrimoniais e às autoridades presentes à solenidade, o comandante Paulo Roney fez uma retrospectiva do período de evolução e valorização da GCM durante a atual gestão municipal.

“Estamos vivenciando momentos de evolução e valorização contínuos, desde o momento em que a prefeita Patrícia Lopes tomou a decisão mais importante da nossa história, que foi a adequação da Guarda Municipal à legislação federal, quando passamos a ser reconhecidamente órgão de segurança pública e, na sequência, veio a nossa regularização funcional, com a criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração específico para a nossa Categoria. Ganhamos valorização profissional, salarial e estrutura operacional, graças à sensibilidade e respeito com que a prefeita trata todos os trabalhadores públicos municipais”, destacou o comandante Paulo Roney.

Guarda civil concursado, o vereador Assis Arruda, disse que a Corporação vive um momento ímpar de valorização profissional e conquistas operacionais, com condições de trabalho e recebendo um tratamento digno e decente, para prestar um serviço mais eficiente e eficaz, trazendo sensação de segurança à população e visitantes.

Depois da solenidade oficial, à noite, os guardas civis se juntaram a familiares e convidados num jantar festivo em comemoração aos 21 anos de criação da Guarda Civil Metropolitana.

Fotos: Divulgação/Dircom

O post Guarda Civil recebe três novas viaturas para reforçar Segurança Pública em Presidente Figueiredo apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
“Estamos diante desse desafio fazendo tudo com muito amor”, disse Neto Alho pré-candidato a vereador em Manaus https://amazoniaemmidia.com.br/estamos-diante-desse-desafio-fazendo-tudo-com-muito-amor-disse-neto-alho-pre-candidato-a-vereador-em-manaus/ Fri, 26 Apr 2024 14:38:41 +0000 https://amazoniaemmidia.com.br/?p=19848 Na  tarde desta quinta-feira (25), o pré-candidato a vereador em Manaus, Neto Alho, concedeu uma entrevista ao dia Diário Beiradão e Portal Foco Amazônico onde falou sobre  seus projetos em prol da população. Natural de Novo Aripuanã localizado no interior do amazonas, Neto que é músico do segmento gospel veio para Manaus com apenas 15 […]

O post “Estamos diante desse desafio fazendo tudo com muito amor”, disse Neto Alho pré-candidato a vereador em Manaus apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Na  tarde desta quinta-feira (25), o pré-candidato a vereador em Manaus, Neto Alho, concedeu uma entrevista ao dia Diário Beiradão e Portal Foco Amazônico onde falou sobre  seus projetos em prol da população.
Natural de Novo Aripuanã localizado no interior do amazonas, Neto que é músico do segmento gospel veio para Manaus com apenas 15 anos de idade e reside na capital desde então.
Neto que é pré-candidato a vereador pelo Partido Renovação Democrática (PRD) destacou que é a primeira vez que coloca seu nome a disposição para ser pré-candidato a vereador.
“É a primeira vez, a nossa pretensão era lançar a campanha em Novo Aripuanã mas como nós já temos um trabalho político aqui em Manaus nós pesamos com muito carinho e lançamos aqui”, disse.
No decorrer da entrevista o pré-candidato a vereador frisou que já tem uma aliança política com o deputado Felipe Souza com quem já tem projetos políticos voltados para ajudar tanto o meio gospel, as igrejas, as comunidades em Manaus e também ao povo de Novo Aripuanã.
“Já estamos filiados, já estamos com um projeto em andamento faz algum tempo e estamos diante desse desafio fazendo tudo com muito amor, com muito carinho e zelo”, destacou.
“Para que Deus possa nos abençoar e que  nós possamos continuar aquilo que a gente já faz mas de uma outra forma com outra estrutura e creio que Deus está no comando de tudo”, finalizou.

O post “Estamos diante desse desafio fazendo tudo com muito amor”, disse Neto Alho pré-candidato a vereador em Manaus apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Motoristas e garis são orientados sobre os riscos de consumir álcool e drogas https://amazoniaemmidia.com.br/motoristas-e-garis-sao-orientados-sobre-os-riscos-de-consumir-alcool-e-drogas/ Fri, 26 Apr 2024 13:28:17 +0000 https://amazoniaemmidia.com.br/?p=19845 Noite de quarta-feira, já passava das 23h, o dia quase chegando ao fim e mais de 100 garis estavam atentos à palestra de uma advogada e uma psicóloga. Esse momento acontece desde 2019, no primeiro e segundo semestre de cada ano, na Tumpex, empresa de coleta de resíduos sólidos em Manaus. Trata-se de uma espécie […]

O post Motoristas e garis são orientados sobre os riscos de consumir álcool e drogas apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Noite de quarta-feira, já passava das 23h, o dia quase chegando ao fim e mais de 100 garis estavam atentos à palestra de uma advogada e uma psicóloga. Esse momento acontece desde 2019, no primeiro e segundo semestre de cada ano, na Tumpex, empresa de coleta de resíduos sólidos em Manaus.

Trata-se de uma espécie de terapia em grupo, onde motoristas e auxiliares (garis) recebem dicas importantes relacionadas aos riscos do consumo de bebida alcoólica e drogas, principalmente, durante o trabalho. Também é dado espaço a cada um deles para que tire suas dúvidas ou relate alguma situação que os incomode referente ao tema.

No primeiro encontro de 2024, a equipe do terceiro turno participou da palestra que teve como tema “Impactos das drogas e álcool no ambiente de trabalho”, proferida pela advogada Juliana Serejo, responsável pelo setor Jurídico da Tumpex, acompanhada da psicóloga Elane Cristina Silva, encarregada do RH da empresa.

Ambas ressaltaram a importância de todos se conscientizarem de que álcool e drogas são prejudiciais ao ser humano, independente das circunstâncias em que sejam consumidos. E quando o uso acontece durante o trabalho, põe em risco a vida de motoristas, garis e da sociedade em geral.

“No passado, tivemos graves ocorrências de acidentes com vítimas fatais, provocados por motoristas embriagados. A Tumpex preocupa-se com a integridade física de sua equipe, bem como da população. Estamos aqui para falar do perigo que é ingerir álcool e drogas. E viemos passar, também, recomendações e medidas que a empresa adota quando recebe denúncias ou flagra algum funcionário alcoolizado, por exemplo”, alertou a advogada.

O técnico de Segurança do Trabalho Alexandre Andrade está há 10 anos na Tumpex. Ele revela, com satisfação, que tem diminuído, consideravelmente, o número de ocorrências de acidentes durante o expediente.

Tratamento

Alexandre explica que quando suspeitam que algum motorista ou gari não está sóbrio para seguir no trabalho, este é retirado da rota e feito o teste do bafômetro. “Constatada a ingestão de álcool, ele é liberado para voltar para casa e sua chefia imediata passa a monitorá-lo nos dias seguintes. Se houver reincidência, é encaminhado para tratamento e fica segurado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), recebendo o auxílio doença.

Segundo Alexandre, concluído o período de tratamento, o funcionário retorna ao trabalho. Mas caso volte a cometer a infração, recebe dispensa por justa causa. “A empresa não tem interesse em agir assim. Tanto é que faz de tudo para evitar ocorrências do tipo”, explica o técnico de Segurança do Trabalho, acrescentando que a Tumpex dispõe de dois aparelhos de bafômetro, usados diariamente. “É feito um sorteio da equipe e turno que irá passar pelo teste.”

A psicóloga Elane informa que até o final de abril serão realizadas mais duas palestras para as equipes de limpeza do primeiro e segundo turnos. E outras três palestras do tipo voltarão a acontecer no segundo semestre deste ano, em mês ainda a ser definido. “A resposta que temos é muito boa. Tanto é que a rotatividade de funcionários caiu. Antes, as dispensas eram mais frequentes. Hoje, elas dificilmente ocorrem”, conta a responsável pelo RH da Tumpex, ressaltando que, todos os dias, a empresa põe em prática o DDS (Diálogo Diário de Segurança). “DDS vem a ser dicas e orientações rápidas aos trabalhadores para melhorar a qualidade de vida”, explica.

Orientação que salva

O motorista Nilton Barbosa Duarte afirma que nunca se envolveu com drogas porque tem um exemplo vivo na família de como a dependência química pode ser destrutiva. O primo é usuário de drogas. “Aprendi nas palestras a reconhecer esses sintomas no meu primo. Ele fica isolado, deprimido, ansioso. Não quero isso para mim. Nas ruas, durante a rota, eu vejo muitas pessoas embriagadas ou com comportamentos suspeitos. Somos orientados a ser educados e a sair de perto para evitar problemas. Se eles nos agredirem, devemos informar ao supervisor e, se for o caso, registrar boletim de ocorrência”, explicou Nilton.

O auxiliar de limpeza Rodrigo dos Santos diz aprovar a iniciativa da empresa de orientar e dar dicas quanto ao consumo de álcool e drogas. “É importante para ficarmos mais bem informados e, também, podermos tirar dúvidas. De repente, alguém comenta algo que desconhecemos e já aproveitamos para ficar sabendo do que se trata. Ainda aprendemos a lidar com as mais diversas situações e até a forma correta de ajudar aqueles colegas que se encontram em perigo”, informa Rodrigo, que é casado e pai de um menino.

A empresa de coleta de resíduos sólidos em Manaus tem, em seu quadro de funcionários, garis e motoristas, divididos em 1º turno (das 6h às 14h20), 2º (14h30 às 22h50) e 3º turno (23h às 6h). Conta, ainda, com uma equipe composta por educadores, aprendizes ambientais e integrantes de setores administrativos.

O post Motoristas e garis são orientados sobre os riscos de consumir álcool e drogas apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
Em 2023, trabalho socioambiental da FAS beneficiou mais de 80 mil pessoas na Amazônia https://amazoniaemmidia.com.br/em-2023-trabalho-socioambiental-da-fas-beneficiou-mais-de-80-mil-pessoas-na-amazonia/ Thu, 25 Apr 2024 13:13:52 +0000 https://amazoniaemmidia.com.br/?p=19840 *Em 2023, trabalho socioambiental da FAS beneficiou mais de 80 mil pessoas na Amazônia*   “A FAS me ensinou sobre comunicação; trouxe apoio à minha família e comunidade. Isso mudou minha trajetória, minha vida”, conta Tainara Cruz, 19 anos, indígena Kambeba. Moradora da comunidade Três Unidos, às margens do Rio Negro, ela foi uma das […]

O post Em 2023, trabalho socioambiental da FAS beneficiou mais de 80 mil pessoas na Amazônia apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>
*Em 2023, trabalho socioambiental da FAS beneficiou mais de 80 mil pessoas na Amazônia*

 

“A FAS me ensinou sobre comunicação; trouxe apoio à minha família e comunidade. Isso mudou minha trajetória, minha vida”, conta Tainara Cruz, 19 anos, indígena Kambeba. Moradora da comunidade Três Unidos, às margens do Rio Negro, ela foi uma das participantes do projeto Repórteres da Floresta e hoje é uma comunicadora que divulga e representa as culturas originárias de seu povo nas redes sociais, além de eventos no Brasil e outros países.

 

Assim como a Tainara, centenas de adolescentes ribeirinhos no estado do Amazonas já passaram pela iniciativa realizada pela FAS: somente em 2023, 130 jovens foram formados em 15 oficinas de audiovisual e educomunicação.

 

Essa é uma das histórias que fazem parte do Relatório de Atividades 2023 da Fundação Amazônia Sustentável. Divulgada nesta segunda-feira (22/04), a publicação apresenta as principais ações da organização socioambiental, durante o último ano, na região amazônica.

 

Os programas e projetos da FAS, que se estendem pelas frentes de educação e cidadania, saúde, empreendedorismo, entre outras, têm como foco a conservação da floresta em pé e a valorização dos povos amazônidas.

 

“O Relatório de Atividades 2023 apresenta um retrato do fazer sensível e sistêmico da FAS, que se traduz em resultados concretos para a Amazônia, da educação à conservação ambiental”, resume o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana.

 

Acesse o relatório, disponível no site da organização, e confira um resumo dos destaques da Fundação Amazônia Sustentável em 2023.

 

Educação e cidadania

 

No ano passado, a FAS desenvolveu 47 ações educativas, que envolveram 8.647 pessoas na Amazônia, incluindo estudantes, docentes e moradores de municípios, bairros periféricos e comunidades ribeirinhas e indígenas. As atividades são realizadas em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação e estimulam o desenvolvimento de um olhar crítico e participativo, que valoriza as realidades e saberes regionais.

 

Saúde

 

A FAS é presente no cuidado e bem-estar das pessoas que vivem na floresta, especialmente em áreas remotas, nas quais o acesso a serviços de saúde é precário. Apenas em 2023, no estado Amazonas, 633 consultas médicas, em enfermagem e psicologia, e 621 orientações a profissionais de saúde foram realizadas através do sistema de telessaúde.

 

A iniciativa é desenvolvida pela FAS em parceria com secretarias de saúde e proporciona atendimento remoto com 67 pontos de conectividade instalados em Unidades de Conservação. A fundação também oferece cursos de capacitação a agentes de saúde que trabalham em comunidades ribeirinhas na Amazônia.

 

“Através da telemedicina, consegui me consultar com um psicólogo e ele me orientou muito. Eu agradeço à telemedicina por isso e agora com essa inovação que vai ter muito mais atendimento aqui com outros profissionais também, e [agradeço] à Fundação que implantou o sistema aqui na Comunidade do Tumbira”, afirma Augusta Vieira, moradora da comunidade ribeirinha Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro.

 

Empoderamento

 

Contribuir com o empoderamento dos povos da Amazônia é um dos objetivos principais da FAS, que desenvolve iniciativas de incentivo e fortalecimento das culturas originárias por meio do esporte e empreendedorismo. Em 10 anos do projeto “Arquearia Indígena”, completados em 2023, dezenas de jovens atletas indígenas foram formados e, no total, já ganharam 53 medalhas em competições nacionais e internacionais.

 

“Eu conheci o esporte Tiro com Arco através do projeto Arquearia Indígena. É uma porta que se abre para a gente e ajuda muito na caminhada para quem quer estudar e se dedicar ao esporte. O projeto possibilitou que eu tivesse bolsa para minha faculdade, que eu conhecesse outros lugares, outras pessoas”, relata Graziela dos Santos, indígena do povo Karapanã e atleta formada pelo projeto.

 

Empreendedorismo e Renda

A FAS acredita e estimula novas formas de economia na Amazônia, que conciliam geração de renda para as populações locais com a conservação da floresta. É o caso do turismo de base comunitária, protagonizado por associações e famílias em Unidades de Conservação na Amazônia. A fundação oferece assessoria técnica, acesso a linhas de crédito e investimentos em formação e estruturas de hospitalidade em comunidades ribeirinhas. Em 2023, os negócios nessa modalidade turística apoiados pela FAS tiveram um faturamento de R$ 5.453.473 milhões.

 

Entre os destaques de empreendedorismo e renda em 2023, também está o fortalecimento do manejo sustentável de pirarucu e tambaqui, com as feiras do pescado (faturamento superior a R$ 400 mil a associações locais de pescadores) e o Piraruclub, clube de comercialização por assinatura de pirarucu de manejo sustentável do Amazonas (faturamento superior a R$ 150 mil no primeiro ano de atividade), e o apoio à cadeia produtiva de artesanato (faturamento superior a R$ 270 mil).

 

 

 

Infraestrutura comunitária

 

Para que ações de conservação ambiental e qualidade de vida se tornem realidade em áreas mais distantes da região, é preciso de investimento em infraestruturas sustentáveis e adequadas às realidades de comunidades e aldeias indígenas na Amazônia. Estruturas como o Solar Community Hub.

 

O sistema, formado por contêineres com conectividade de internet e movidos à energia solar, agrega serviços gratuitos de educação, saúde e monitoramento socioambiental para mais 1,6 mil pessoas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amapá. Construído há cerca de dois anos na Comunidade Boa Esperança (AM), o sistema oferece cursos de formação profissionalizante e, em 2023, envolveu 140 jovens e adultos da reserva em mais de 770 horas de capacitação.

 

Conservação Ambiental

 

Em 2023, o Programa Guardiões da Floresta expandiu suas atividades para 28 Unidades de Conservação no Amazonas, chegando a 591 comunidades e localidades e a mais 11 mil famílias no estado. A política pública é uma iniciativa do governo estadual, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA-AM) com implementação da FAS. Além do pagamento por serviços ambientais prestados, os moradores das Unidades de Conservação recebem capacitações e investimentos em fortalecimento comunitário e cadeias da bioeconomia amazônica.

 

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

 

Com 16 anos de experiência em programas e projetos de conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia, a FAS segue ampliando sua atuação e contribuindo com soluções em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil e em países pan-amazônicos. A fundação integra um movimento para o estabelecimento de uma área de proteção ambiental em El Mismi, no Peru, onde está a nascente do Rio Amazonas. A região atualmente sofre os impactos da crise climática com o derretimento das geleiras. Em outubro de 2023, foi apresentada ao governo peruana a proposta de criação da área.

 

Gestão e Transparência

 

A Fundação Amazônia Sustentável é uma das principais organizações socioambientais fundadas, presentes e ativas na Amazônia. Em 2023, a fundação realizou atividades em 749 comunidades, aldeias e bairros da região e beneficiou 21.787 famílias. Em áreas protegidas com atuação da FAS, foram registrados 14.510.000 de hectares conservados de floresta amazônica.

 

Em nível internacional, a FAS foi a única representante brasileira entre as finalistas do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2023 na categoria “Ação Climática”. “Tantos fazimentos e reconhecimentos só se concretizam em realidade com a colaboração inestimável da nossa rede de parcerias e nossa equipe. A eles, toda nossa gratidão”, afirma Virgilio Viana.

 

Sobre a FAS

 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade.

 

Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

O post Em 2023, trabalho socioambiental da FAS beneficiou mais de 80 mil pessoas na Amazônia apareceu primeiro em Amazônia em Mídia.

]]>